A Cruz Vermelha Brasileira filial São Pedro da Aldeia vai promover a primeira edição da Oficina de Resgate. O curso acontece neste sábado (19) e domingo (20), no Polo Rural do município, no bairro Cruz.

A iniciativa conta com o apoio da prefeitura e é voltada à capacitação de voluntários, profissionais de Saúde, socorristas e bombeiros civis para atuação em cenários de grandes acidentes e calamidades públicas.

O presidente da filial aldeense, Victor Marcelo, falou sobre a iniciativa.

“O Poder Público e o Corpo de Bombeiros estão nos apoiando; nosso desejo é colaborar com o município de São Pedro da Aldeia, apresentando pessoas qualificadas a trabalhar em resgate e socorro. Agradeço ao prefeito Cláudio Chumbinho por essa abertura e grande parceria, que facilita a nossa atuação na cidade, ajudando de uma forma positiva. Nos dias 19 e 20, estaremos no Polo Rural exercitando todo o treinamento que temos realizado durante o ano, em que nossos socorristas tiveram aulas teóricas e, agora, terão a chance de colocar esse aprendizado na prática”, destacou.

O curso vai envolver cerca de 80 pessoas, sendo 30 alunos e 30 profissionais de apoio e logística. A Oficina Prática de Resgate vai abordar atividades voltadas para a captação e purificação de água; abrigos de emergência; obtenção e preparo de fogo; busca e salvamento; transporte e técnicas manuais, além da oficina de animais peçonhentos, com serpentes reais, entre outras.

Apesar de também trabalhar o ensino teórico, o curso, em sua maioria, será voltado para a parte prática. Na manhã do domingo (20), será realizado um simulado de atentado com carro bomba, que terá 20 vítimas. Neste momento, os alunos colocarão em prática os ensinamentos adquiridos durante o curso.

A iniciativa é coordenada pelos Departamentos de Riscos e Desastres e de Primeiros Socorros; a previsão é de que o curso aconteça a cada seis meses. O evento conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca e da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *