A gestão de riscos de desastres, com ações preventivas, realizada em São Pedro da Aldeia e os projetos sociais da Coordenadoria de Defesa Civil proporcionaram ao município aldeense uma honraria de expressão nacional. A Láurea de Honra ao Mérito em Proteção e Defesa Civil, entregue pela Sociedade Brasileira de Proteção Humana (SOBRAPH) e a Universidade Federal de São Pedro (UNIFESP), vem coroar o trabalho de grande impacto social desenvolvido pelos agentes aldeenses.
Nesta quarta-feira (26) o prefeito Cláudio Chumbinho recebeu, em seu gabinete, parte da equipe da Defesa Civil para parabenizá-los pessoalmente.
“Fico muito feliz por esse reconhecimento que nossos agentes receberam, eu confio muito no trabalho realizado pela nossa Defesa Civil. Essa homenagem reforça, ainda mais, o nosso compromisso de atuar em prol da população aldeense com responsabilidade e transparência”, afirma.
A honraria avaliou as ações mais relevantes e de impactos sociais significativos, que também eram sustentáveis e de possível replicação em qualquer parte do território nacional. A condecoração classificou ações vencedoras em ouro, prata e bronze após pesquisas realizadas em 150 municípios brasileiros. Ao todo, 112 projetos na área foram considerados. São Pedro da Aldeia foi condecorada na categoria ouro, devido ao alto grau de relevância das ações. Duas instituições paulistas completaram o pódio.
De acordo com o coordenador-geral da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, esse reconhecimento nacional incentiva, ainda mais, os agentes a fortalecerem o trabalho desenvolvido no município.
“Hoje, a Defesa Civil de São Pedro da Aldeia virou referência e uma das nossas principais conquistas foi ter servidores estatutários na equipe, que poderão dar continuidade a todo esse trabalho que estamos realizando. O nosso secretário dá carta branca para nossa atuação e o prefeito confia no nosso potencial; isso é muito importante para o serviço que desenvolvemos”, declara.
Destaques municipais
Entre as ações de referência da Coordenadoria aldeense estão o Projeto Defesinha e o “Escolas Preparadas”, que, juntos, já capacitaram cerca de cinco mil jovens e crianças. O “Comunidades Preparadas”, outro destaque do órgão, leva ciclos de palestras, simulações e treinamento de primeiros socorros à população aldeense, além da percepção de riscos e resposta a desastres.
A Defesa Civil aldeense também promove ações periódicas nas áreas socioassistencial, com campanhas de doação e entrega de alimentos e produtos de higiene. O trabalho desenvolvido também recebe destaque na área de prevenção de catástrofes e acidentes.
A premiação
O diretor da SOBRAPH e presidente do comitê gestor do Grupo de Estudos em Proteção Humana da UNIFESP Guarulhos, professor Aparecido da Cruz, parabenizou o município pelo trabalho preventivo. “São Pedro da Aldeia foi escolhida por pertencer a um grupo seleto de cidades que valorizam a prevenção junto com a comunidade, seja a prevenção de acidentes ou de desastres naturais, para fazer um trabalho sustentável que seja replicável em todo o território nacional e que seja, também, de alta performance institucional”, ressalta.
A Láurea de Honra ao Mérito em Proteção e Defesa Civil é uma iniciativa promovida pelo Grupo de Estudos em Proteção Humana da UNIFESP Guarulhos, pela Sociedade Brasileira de Proteção Humana (SOBRAPH), pelo Corpo Acadêmico de Especialistas em Direito Militar (CAEDIM) e conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Amigos do Exército Brasileiro (SAEB) e do Núcleo de Ações Voluntárias em Proteção e Defesa Civil (NUPREC).