Direto da Fonte | Alerj começa a analisar prisão de Rodrigo Bacellar nesta segunda-feira (08)

Comissão irá decidir se mantém ou revoga a detenção do presidente da Casa

Comissão irá decidir se mantém ou revoga a detenção do presidente da Casa (Foto: Thiago Lontra/Alerj)

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) começa a analisar nesta segunda-feira (8) situação do deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil), preso na última quarta-feira (3) durante a Operação Unha e Carne. O processo estava previsto para avançar na sexta-feira (5), mas a reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi adiada e remarcada para o início da semana.

A sessão da CCJ será a primeira etapa do Legislativo para analisar a determinação judicial que levou à prisão do presidente da Alerj. A convocação inicial havia sido assinada pelo presidente em exercício, deputado Guilherme Delaroli (PL), e publicada em edição extra do Diário Oficial, mas a mudança de data foi confirmada por parlamentares.

A expectativa é que a comissão delibere sobre o parecer que recomendaria ou não a manutenção da prisão. A decisão da CCJ definirá se o tema seguirá para votação em plenário, etapa na qual os deputados podem confirmar ou revogar a detenção.

Rodrigo Bacellar foi preso dentro da Superintendência da Polícia Federal, no Rio, acusado de vazar informações sigilosas da Operação Zargun e de orientar o deputado TH Joias a destruir provas. O caso provocou forte repercussão no meio político fluminense e colocou pressão sobre a Alerj, responsável por avaliar medidas cautelares aplicadas a parlamentares.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare