Direto da Fonte | Alexandre Martins quer alcançar “Esgoto Zero” em Búzios

Prefeito aposta em obras prioritárias, fiscalização rigorosa e parcerias com a Prolagos para resolver problemas de saneamento e preservar o meio ambiente

Prefeito aposta em obras prioritárias, fiscalização rigorosa e parcerias com a Prolagos para resolver problemas de saneamento e preservar o meio ambiente (Foto: Divulgação)

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins está determinado em enfrentar os desafios do saneamento básico no município ao conduz. Durante o encontro com a Prolagos, foram definidas ações prioritárias para resolver os problemas de esgoto irregular e na preservação o meio ambiente e melhorias na infraestrutura da cidade.

Entre os planos apresentados, estão intervenções essenciais no bairro Cem Braças, que passará por uma reestruturação da rede de esgoto e melhorias no sistema de drenagem, incluindo o aumento da potência das bombas. Outra ação importante será realizada na Rua Rancho Mutã, com o objetivo de impedir o lançamento de resíduos no mar. Além disso, áreas críticas como as regiões entre Manguinhos e Ossos, e bairros localizados após o pórtico da cidade, serão mapeadas no plano de saneamento.

Condomínios serão convocados a discutir a implementação de redes separativas, enquanto a Prefeitura anuncia medidas rigorosas de fiscalização e a criação de um cadastro atualizado das redes de esgoto e pluviais para evitar problemas futuros.

A urgência e na resolução dos problemas está cada vez mais evidentes. Segundo prefeito, uma barreira temporária dentro da galeria foi removida para desobstruir a passagem da água, aliviando os alagamentos nas ruas Celeste da Costa, Rua da Linguiça e Vieira Câmara. Contudo, Alexandre ressaltou que soluções definitivas são a prioridade.

“Não é nossa obrigação criar barreiras para conter esgoto nas praias, e sim garantir que as casas estejam conectadas à rede de coleta da Prolagos. Isso é o que significa sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, afirmou o prefeito.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare