A prefeita de Araruama, Daniela Soares, anunciou nesta quarta-feira (6) que o município está oficialmente com o nome limpo no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC), conhecido como a “Serasa dos municípios”. A boa notícia marca o fim de um bloqueio que durou duas décadas e impediu a cidade de acessar recursos federais, firmar convênios e viabilizar investimentos importantes.
“Essa é mais do que uma vitória técnica, é o resgate da dignidade da nossa cidade e do respeito com o povo ararumense.”, declarou Daniela em vídeo nas redes sociais, destacando o empenho da Procuradoria Municipal no processo de regularização fiscal.
A prefeita classificou a saída do CAUC como uma vitória técnica e política, e atribuiu a entrada do município no cadastro de inadimplência à falta de responsabilidade administrativa de ex-governantes. Em 2005, quando o município foi incluído no CAUC, a prefeitura era comandada por Chiquinho da Educação – ex-prefeito e antigo aliado político da atual gestora.
“Araruama passou mais de vinte anos sendo penalizada com as gestões anteriores que não tiveram responsabilidade com a cidade, nem com o cidadão.”, afirmou.
Com a regularização, Araruama volta a ter acesso a emendas parlamentares, convênios com ministérios e programas de financiamento público.