A prefeita de Araruama, Daniela Soares, reconheceu que mudanças são urgentes para enfrentar falhas no atendimento e melhorar o cuidado oferecido à população. Com isso, sua gestão já iniciou um novo ciclo baseado em diálogo, planejamento e compromisso com resultados. “Nossa missão é ampliar o acesso, qualificar o atendimento e garantir mais eficiência. Começamos a fazer as mudanças necessárias para oferecer um serviço digno e acolhedor para todos”, afirmou Daniela.
As medidas fazem parte de uma reestruturação na rede municipal e incluem o alinhamento de ações com as equipes de saúde, com foco na resolutividade dos serviços e no respeito ao cidadão.
Após a publicação do assunto em sua rede social, uma seguidora e moradora de Araruama compartilhou sua experiência na UPA. Ela contou que buscou atendimento na UPA com a filha em crise de dor e vômito, mas foi mal atendida por uma médica que, segundo ela, demonstrou falta de empatia e encaminhou o caso para o ambulatório, prescrevendo apenas omeprazol — medicação que já havia sido administrada em casa. A mãe afirmou que só procurou a unidade porque não sabia mais o que fazer.


