O prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), usou as redes sociais nesta quarta-feira (7) para celebrar o que classificou como mais um marco da sua gestão: a modernização da administração pública municipal. O gestor anunciou que, a partir deste ano, a cidade vai contar com processos digitais, serviços online ao cidadão e a implantação de um assistente virtual com inteligência artificial.
Entre as principais mudanças anunciadas está o fim da tramitação em papel nos processos administrativos. Segundo o prefeito, a partir de agora, todos os procedimentos passam a ser eletrônicos, eliminando a circulação física de documentos entre secretarias e prometendo mais transparência, eficiência e rapidez nas decisões da máquina pública.
Dr. Serginho também destacou a ampliação dos serviços digitais voltados ao cidadão. Neste ano, o município vai realizar ações de treinamento para que os servidores municipais possam atender solicitações de licenças de obra e ambiental, alvarás, certidões, pagamentos de tributos e diversos requerimentos pela internet.
Outro anúncio foi a finalização da implantação do assistente virtual Zuvilin, ferramenta com inteligência artificial integrada ao WhatsApp. De acordo com o prefeito, o sistema que começou a ser testado em outubro vai disponibilizar informações e serviços da Prefeitura em um único canal, como situação de tributos, dados do SUS, vacinação e outros registros vinculados ao e-Gov. O assistente virtual será disponibilizado em breve.
Para o prefeito, a modernização vai além da tecnologia. Ele afirma que a modernização representa uma mudança de paradigma, com impacto direto no desenvolvimento econômico da cidade. “A gente está buscando o desenvolvimento econômico da cidade de Cabo Frio. Desburocratizar a máquina para que as pessoas tenham segurança jurídica para investir aqui na cidade. Ter uma licença mais rápida para você construir, com transparência. Ter acesso ao alvará mais rápido. Fica tudo muito mais fácil.”, destacou o prefeito, que resumiu a mudança como o “começo de uma nova era”.

