O avanço do turismo internacional no Brasil reuniu lideranças políticas e representantes do setor nesta segunda-feira (24), no Museu de Arte do Rio (MAR), durante o evento “O Recorte do Turismo Estrangeiro”, promovido pela Embratur. A cerimônia celebrou o marco histórico de 8 milhões de turistas estrangeiros no país em 2025, o maior volume já registrado.
Entre os presentes estiveram o prefeito de Iguaba Grande, Fabinho Costa, o ex-prefeito do município e atual secretário executivo do Conderlagos, Vantoil Martins, e a secretária municipal de Turismo, Carla Vale, reforçando a presença da Região dos Lagos no debate sobre políticas públicas e projeção internacional do turismo brasileiro.
A mesa de apresentação foi conduzida pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que destacou os resultados positivos da estratégia nacional e a importância da integração dos municípios com a agenda de fortalecimento da marca Brasil no exterior.
Também participaram do encontro autoridades do estado, como a coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur, Fátima Pacheco; o vice-prefeito de Maricá, Joãozinho; além de prefeitos e representantes de diferentes regiões do Rio de Janeiro.
Para Fabinho Costa, a participação é estratégica para posicionar Iguaba Grande no cenário turístico em expansão. “Estar próximo das discussões nacionais nos permite planejar com mais assertividade e fortalecer nossa vocação turística com base em números, tendências e oportunidades”, afirmou.
O encontro encerrou com a sinalização de novas agendas e parcerias voltadas para a promoção turística internacional do estado do Rio e seus municípios.


