Falta menos de uma semana para as Eleições municipais de 2024. Na Região dos Lagos, pouco mais de 1.100 nomes concorrem aos cargos do legislativo e executivo municipal das cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia; e 457.896 eleitores estão aptos para ir às urnas no próximo domingo (6). Até lá, os eleitores devem estar preparados para eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos próximos quatro anos. O

Para que ocorra tudo bem no dia do pleito, o portal Fontecerta.com explica onde conseguir informações como locais, horários e quais documentações serão necessárias para o voto.

Saiba o que é necessário saber para participar das eleições municipais de 2024:

No dia 6 de outubro, os portões das sessões eleitorais vão estar abertos das 8h às 17h – seguindo o horário de Brasília – em todo o País. Para votar nas Eleições Municipais de 2024, os eleitores aptos deverão apresentar um documento oficial com foto na seção eleitoral indicada no verso do Título de Eleitor ou no e-Título.

A Justiça Eleitoral afirma que os eleitores interessados em usar o aplicativo e-título não podem deixar para baixá-lo de última hora. A emissão da versão digital do documento ficará suspensa no dia da votação. Para usar o aplicativo, ainda é preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento.

A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos na hora do voto:

  • e-Título (título de eleitor em meio digital). Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
  • Identidade social;
  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Carteira de trabalho;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira nacional de habilitação.

Caso o eleitor não esteja em posse do título e precise consultar o número do documento e qual local deve comparecer para votar, é necessário saber o nome completo, data de nascimento e nome da mãe do eleitor. Com as informações em mãos, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.

Com todas essas informações na ponta da língua, basta escolher os candidatos e votar. A ordem é: primeiro, o voto para vereador; depois, para prefeito.

O que fazer caso não consiga participar da Eleição Municipal:

Quem não comparecer ao local de votação, o eleitor precisa justificar a ausência em, no máximo, 60 dias após a realização do pleito.

No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. A Justiça Eleitoral prevê a suspensão de alguns direitos civis para quem não votar e não justificar a ausência nas eleições. Por isso, é importante ficar atento ao prazo.

Segurança nas eleições

Neste ano, o fim do período eleitoral de 500 municípios do estado do Rio de Janeiro vai contar com um reforço especial das Forças Armadas. Até o dia 6 de outubro, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica vão atuar em pontos estratégicos das três cidades para garantir a segurança e atuar em questões logísticas. Na Região dos Lagos, o pleito dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios e Cabo Frio recebem o apoio dos militares.

Presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira reiterou a confiança no sucesso nas logísticas operacionais e de segurança das eleições, fruto de minucioso planejamento.

“Tudo foi feito com muito cuidado, pensando no bem-estar do eleitor, na lisura e na isonomia da disputa entre os candidatos. Nós alteramos 53 locais de votação por motivos de segurança, o que simplificou a operação logística. Assim, os eleitores votarão em locais mais protegidos, livres de influências e pressões externas, e o excedente de efetivo mobilizado para esses locais será otimizado, com distribuição orientada pela inteligência”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar fará a segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de todo o estado, e atuará em suporte à fiscalização eleitoral, junto aos juízos eleitorais. Os policiais militares atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *