Eleições Municipais 2024: Saiba como se preparar para votar no próximo domingo (6)

Falta menos de uma semana para as Eleições municipais de 2024. Na Região dos Lagos, pouco mais de 1.100 nomes concorrem aos cargos do legislativo e executivo municipal das cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia; e 457.896 eleitores estão aptos para ir às urnas no próximo domingo (6). Até lá, os eleitores devem estar preparados para eleger os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos próximos quatro anos. O

Para que ocorra tudo bem no dia do pleito, o portal Fontecerta.com explica onde conseguir informações como locais, horários e quais documentações serão necessárias para o voto.

Saiba o que é necessário saber para participar das eleições municipais de 2024:

No dia 6 de outubro, os portões das sessões eleitorais vão estar abertos das 8h às 17h – seguindo o horário de Brasília – em todo o País. Para votar nas Eleições Municipais de 2024, os eleitores aptos deverão apresentar um documento oficial com foto na seção eleitoral indicada no verso do Título de Eleitor ou no e-Título.

A Justiça Eleitoral afirma que os eleitores interessados em usar o aplicativo e-título não podem deixar para baixá-lo de última hora. A emissão da versão digital do documento ficará suspensa no dia da votação. Para usar o aplicativo, ainda é preciso que o eleitor já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título online, que pode ser acessado a qualquer momento.

A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos na hora do voto:

  • e-Título (título de eleitor em meio digital). Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
  • Identidade social;
  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Carteira de trabalho;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira nacional de habilitação.

Caso o eleitor não esteja em posse do título e precise consultar o número do documento e qual local deve comparecer para votar, é necessário saber o nome completo, data de nascimento e nome da mãe do eleitor. Com as informações em mãos, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.

Com todas essas informações na ponta da língua, basta escolher os candidatos e votar. A ordem é: primeiro, o voto para vereador; depois, para prefeito.

O que fazer caso não consiga participar da Eleição Municipal:

Quem não comparecer ao local de votação, o eleitor precisa justificar a ausência em, no máximo, 60 dias após a realização do pleito.

No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos. A Justiça Eleitoral prevê a suspensão de alguns direitos civis para quem não votar e não justificar a ausência nas eleições. Por isso, é importante ficar atento ao prazo.

Segurança nas eleições

Neste ano, o fim do período eleitoral de 500 municípios do estado do Rio de Janeiro vai contar com um reforço especial das Forças Armadas. Até o dia 6 de outubro, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica vão atuar em pontos estratégicos das três cidades para garantir a segurança e atuar em questões logísticas. Na Região dos Lagos, o pleito dos municípios de Araruama, Armação dos Búzios e Cabo Frio recebem o apoio dos militares.

Presidente do TRE-RJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira reiterou a confiança no sucesso nas logísticas operacionais e de segurança das eleições, fruto de minucioso planejamento.

“Tudo foi feito com muito cuidado, pensando no bem-estar do eleitor, na lisura e na isonomia da disputa entre os candidatos. Nós alteramos 53 locais de votação por motivos de segurança, o que simplificou a operação logística. Assim, os eleitores votarão em locais mais protegidos, livres de influências e pressões externas, e o excedente de efetivo mobilizado para esses locais será otimizado, com distribuição orientada pela inteligência”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar fará a segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de todo o estado, e atuará em suporte à fiscalização eleitoral, junto aos juízos eleitorais. Os policiais militares atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.