Uma fiscalização encontrou dois micos-leões-dourados mortos com tiros no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado em Cabo Frio nesta quinta-feira (25).

Segundo a Prefeitura, caçadores e invasores estão capturando filhotes de mico e matando a população adulta, como mostram fotos feitas pelos próprios fiscais da Coordenadoria de Assuntos Fundiários e da Secretaria de Meio Ambiente do município.

“Nossas equipes estão quase que diariamente no Parque para coibir as invasões, que são frequentes e reincidentes, mas e essa ação contra os micos, de matar os animais, é uma situação nova. Já vínhamos monitorando a captura de filhotes para a comercialização, mas apenas na ação desta quinta-feira, encontramos dois animais mortos próximos à área invadida”, afirmou o coordenador de assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.

“Sempre constatamos invasão, há também supressão da vegetação nativa com consequentes danos para a fauna local.  Por isso agimos sempre de forma conjunta com os agentes fundiários. As pessoas acham, de forma errônea, que um desmatamento para a construção de uma moradia é um fator de menor importância, mas os índices de desmatamento não consideram os chamados “microdesmatamentos”, em que casas e rodovias desmatam pequenas porções do bioma. Somando-se essa situação à captura e à matança de micos-leões-dourados, estamos diante de uma situação nova e que traz grandes, reais e imediatos riscos à espécie”, afirmou o secretário de meio Ambiente, Mario Flavio Moreira.

A população pode denunciar crimes ambientais pelo e-mail secmacabofrio@gmail.com e invasões de áreas públicas ou de proteção ambiental pelo e-mail cogeafcabofrio@gmail.com. O anonimato é garantido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *