Um passeio em família pela cidade, com paradas na Praia do Forte, Morro da Guia e Museu de Arte e Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (Mart), é o mote do livro “História de Cabo Frio contada à minha filha”, lançado pela Sophia Editora nesta sexta-feira (22). Uma tarde de autógrafos será realizada para marcar os 406 anos da cidade, no dia 13 de novembro.
Escrita pelo historiador Luiz Guilherme Scaldaferri, a obra conta com o colorido das ilustrações de Yuri Vasconcellos. O livro já pode ser adquirido no site da editora: https://www.sophiaeditora.com.br/historia-de-cabo-frio-contada-a-minha-filha.
A protagonista é a jovem Liz, filha de Luiz Guilherme, que vive momentos de aprendizado e curiosidade aguçada ao descobrir detalhes sobre a cidade centenária onde mora. A publicação também traz lendas, causos e particularidades da memória do município, convidando as crianças a conhecerem mais sobre Cabo Frio.
“Tenho feito um trabalho de quase 20 anos de divulgação da história local, em especial a de Cabo Frio e a de São Pedro da Aldeia. Muitas pessoas falavam que eu deveria produzir algo para crianças. Desde o nascimento da minha filha, há 5 anos, comecei a pensar mais seriamente sobre a questão, sobretudo a partir do momento em que passei a ler para ela”, conta Scaldaferri.
Como material extra, o autor produziu um caderno com mais de 30 atividades (cruzadinha, caça-palavra, jogo dos erros, quebra-cabeça, desenhos para colorir, palavra secreta, memória, labirinto etc). O download do caderno pode ser feito no site da Sophia.
Sobre o autor – Luiz Guilherme Scaldaferri é professor e historiador. Pela Sophia, Luiz Guilherme também lançou “História de Cabo Frio – dos sambaquieiros aos cabo-frienses (c. 3.720 a. C. – 2020)”, em coautoria com José Francisco de Moura, e “Cabo Frio e a Pesca da Baleia na Ponta dos Búzios – Séculos XVIII e XIX”, com Rose Fernandes. O pesquisador acaba de ser agraciado com diploma Otime Cardoso dos Santos, por conta de sua contribuição à pesquisa e preservação da memória da cidade.