Começa hoje (28), no CIEP Municipalizado 147, a Jornada das Infâncias. Promovido pela Prefeitura de Arraial do Cabo, o evento celebra os avanços na educação infantil do município que, em 3 anos, zerou a fila de espera por vagas em creches e oferece atualmente 854 vagas parciais e 513 integrais.
Segundo a prefeitura, o feito é fruto de um planejamento que permitiu o investimento em novas unidades escolares, capacitação de equipes e aquisição de recursos materiais. E, para 2025, a meta é ampliar ainda mais o número de vagas integrais, alcançando mais de 760 alunos atendidos em período completo. “Estamos muito felizes com o rumo da educação cabista. Mais vagas significa mais acesso a um ensino de qualidade, com segurança, refeições balanceadas e suporte pedagógico”, destacou o secretário de Educação, Bernardo Alcântara.
Para chegar nesse número, a Prefeitura está construindo três novas unidades escolares: a Creche Sotero, em Pernambuca, a Escola Helena Saraiva (já finalizada), no bairro Novo Arraial, e outra unidade em Monte Alto. Todas serão integrais. Com os novos prédios, o número total de unidades que atendem a educação infantil passará de 9 para 12.
O município também afirma que prioriza que crianças sejam matriculadas em escolas perto de casa, facilitando o acesso. Essa abordagem segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e contribui para a autonomia das famílias, permitindo que os pais trabalhem com tranquilidade enquanto os filhos estão seguros.
“Arraial do Cabo tem potencial para alcançar grandes feitos, e isso começa com o cuidado e a atenção às nossas famílias. Educação é mais que um direito; é a base de uma cidade mais justa e próspera”, destaca o prefeito Marcelo Magno.


