Os projetos para recuperação da Lagoa de Araruama foram temas de destaque da reunião do Conselho de Turismo de São Pedro da Aldeia, realizada terça-feira (10), na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. Para abordar o assunto, o Conselho recebeu a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Adriana Saad, que falou sobre as principais ações em andamento. A melhoria da Laguna de Araruama é uma das diretrizes prioritárias previstas no Plano Municipal de Turismo.
O Plano Municipal de Turismo, elaborado coletivamente pelo grupo de trabalho com aconselhamentos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), tem como foco a balneabilidade da Lagoa Araruama, incentivando assim o desenvolvimento de esportes náuticos e atividades de lazer, entre outros atrativos turísticos.
“O Conselho Municipal de Turismo tenta buscar soluções viáveis para que o nosso principal patrimônio natural possa ser melhor aproveitado econômica e socialmente. O Consórcio Lagos São João é a única entidade que consegue agrupar todos os municípios da lagoa e nós precisamos ter essa porta de diálogo aberta”, destacou o presidente do Conselho de Turismo, Paulo Jorge dos Santos.
Durante o encontro, a secretária-executiva do CILSJ, Adriana Saad, compartilhou informações sobre a situação atual da laguna, as condições de balneabilidade e as ações previstas, entre elas as obras de dragagem, já licenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a importância da finalização do cinturão de proteção contra o despejo de esgoto na Lagoa e o balizamento do canal do Itajuru, nos trechos entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, para demarcação e melhoria da navegabilidade.
“O Consórcio está totalmente relacionado com as questões ambientais da região e o Comitê de Bacias também tem o foco do turismo sustentável, então a minha contribuição é no sentido de fazer a interlocução e integrar os projetos do Consórcio e do Conselho”, afirmou Adriana.
A reunião contou com a participação do secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Rocha, e de membros governamentais, não-governamentais e da sociedade civil que compõem o Conselho, entre eles representantes da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa), da Associação dos Artesãos e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Meio Ambiente e Esportes e Lazer.
As reuniões do Conselho Municipal de Turismo acontecem todas as segundas terças-feiras de cada mês e são abertas ao público.
Deixe um comentário