Live “Economia Sustentável e Um mundo de Vantagens” reunirá empresários nesta quarta-feira (13)

Evento acontece em canal do YouTube. Foto: Divulgação/Carla Soares

Nesta quarta-feira (13), a live “Economia Sustentável e Um mundo de Vantagens” irá reunir empreendedores da Região dos Lagos com diferentes experiências para discutir os temas. O debate será veiculado pelo canal do YouTube @Portal Local, a partir das 18h.

A proposta prega uma atuação mais humanizada e colaborativa das empresas, levando em consideração os propósitos de todos os agentes envolvidos – acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e comunidade.
Entre os convidados da live estão dois sócios-empreendedores do Ceasp, o maior centro de alimentos e logística do interior do Rio de Janeiro, que está sendo construído em São Pedro da Aldeia.

Gustavo Scarambone e Paulo Machado comentarão sobre sustentabilidade e liderança construtiva, pilares desse novo empreendimento que vai gerar mais de dois mil empregos, diretos e indiretos após a pandemia de Covid-19.

“Quando projetamos o Ceasp, tivemos a preocupação em fazer uso dos recursos com eficiência e redução dos impactos socioambientais no seu entorno. Para isso, faremos o tratamento do próprio do esgoto, o aproveitamento da energia solar e da água da chuva, além do descarte do lixo orgânico e seco gerado no espaço”, exemplificou Scarambone. O empresário conta que o local, na segunda fase, terá ainda uma área gratuita destinada ao pequeno produtor rural para a comercialização de seus produtos, sem o pagamento de taxas e aluguel.

Seu sócio Paulo Machado, complementa que essa é a verdadeira parceria, essencial para o sucesso do negócio.

“O mercado e o próprio consumidor exigem, hoje, que empreendimentos adotem modelos de atuação mais colaborativos. Isso será essencial para que a economia possa sair dessa crise mais rapidamente”, pontuou.

O empresário Paulo Machado fará participação na live também como um dos proprietários do Portal do Vale Loteamento, situado às margens da RJ 162, conhecida como Serramar, em Casimiro de Abreu. Machado falará sobre a importância de um empreendimento priorizar a sustentabilidade.

“Nos preocupamos em oferecer aos nossos clientes um espaço com total infraestrutura, que valoriza o meio ambiente, com todas as licenças ambientais necessárias e uma área de proteção permanente – fatores esses que certamente influenciam de forma positiva o público-alvo”, comentou.

De acordo com o estudo Empresas Humanizadas do Brasil, publicado no ano passado pelo pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Paro, 22 das empresas brasileiras com os melhores resultados nesta área, têm índices de satisfação de clientes e funcionários de 239% e 224%, respectivamente, superiores às demais empresas. Dados que também refletem nos lucros, já que a pesquisa aponta, ainda, que essas empresas têm uma rentabilidade duas vezes maior em comparação a média das 500 maiores empresas do país.

A live será coordenada pelo advogado e consultor ambiental Thales Andrade, que atua como CEO da GRC Ambiental. Ele destaca a importância dos modelos apresentados no debate para que a economia dos países se recupere mais rapidamente e sobreviva no novo mercado pós-pandemia.

“As propostas de sustentabilidade e capitalismo consciente já vinham se difundindo no mundo todo. Essa pandemia só veio nos mostrar a necessidade de acelerarmos esse processo e entendermos que precisamos atuar de forma mais humanizada, colaborativa e sustentável para que possamos prosperar nesse novo mercado econômico que se apresenta”, destacou Andrade.

O evento terá ainda a participação do presidente da Associação Comercial de Macaé, Francisco Navega, e do economista Tiago Póvoa, CEO da Biomacaé (empresa geradora de energia por biomassa), que também falarão de suas experiências sobre sustentabilidade e capitalismo consciente.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare