Uma ação conjunta com várias secretarias municipais do município de Cabo Frio promoveu nesta quarta-feira (21) a limpeza e preservação da Duna Boa Vista, também chamada de Duna Preta, localizada na Praia do Forte.
A Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Comsercaf, realizou a remoção de aproximadamente 200 sacos de lixo, compostos principalmente por restos de quentinhas, garrafas, latas e outros resíduos em geral. A equipe que atuou na ação observou que o local sendo degradado por moradores em situação de rua, que utilizavam a duna para separar materiais e até mesmo como abrigo. Além disso, foi feito o fechamento de acessos pela instalação de telas ao longo da Avenida do Contorno, a fim de impedir a entrada indevida e a prática de crimes ambientais, como a destruição de cercas e o descarte de lixo no local.
A ação contou ainda com a presença do Instituto Ecovida e da Guarda Civil Municipal, que, além da coleta de lixo, realizaram serviços de poda de árvores e restauração da cercamento que impede o acesso de frequentadores em todo o perímetro da duna.
De acordo com a secretária adjunta de Meio Ambiente, Marcella Santanna, o poder público vem tomando diversas medidas para preservar o local. “Destruir cerceamento, jogar lixo e ocupar áreas ambientais é crime e passível de multa e condução para a delegacia”, complementa.
A Duna Boa Vista está situada em uma área pertencente a um sítio arqueológico e apresenta indícios de ser um antigo acampamento de pesca e coleta de moluscos. Faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural e é tombada pelo IPHAN.