A operação Detran Seguro, que teve início no dia 8 de abril, já vistoriou mais de 23 mil veículos nesse mês de atuação. A fiscalização conta com câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres.
Após a identificação da placa pela câmera OCR, automaticamente é realizada uma checagem na base de dados do Detran e somente os veículos com problema são parados.
No período de vistoria, 947 autos de infração foram aplicados em 2.427 veículos parados. Foram 46 operações realizadas, e do total 330 veículos não podiam prosseguir circulando. Somente 29 precisaram retornar aos postos do Detran para comprovar o cumprimento da exigência.
“Provamos que uma ação bem pensada só agrega valor para a população. Por isso, as manifestações de temor ocorridas antes desapareceram. Foi um mês tranquilo, sem qualquer problema no trânsito, tanto na capital, quanto nas outras cidades, mesmo com fiscalização minuciosa. O benefício foi percebido pela população. Todos querem qualidade no trânsito. Afinal, trânsito seguro também é qualidade de vida”, disse o presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves.
A maioria das multas aplicadas foi por falta de licenciamento dos veículos e má conservação.