A Capitania dos Portos realizou, na manhã desta terça-feira (5), a “Operação Ágape”, ação que reforça a fiscalização de embarcações fundeadas no Canal do Itajuru, em Cabo Frio. A operação, que contou com o apoio da Guarda Marítima e Ambiental do município, ocorreu na região da Boca da Barra, ponto estratégico onde o fluxo de barcos de pesca e turismo se intensifica.
Com foco na orientação e fiscalização, a Marinha abordou os proprietários de embarcações para repassar informações sobre normas de segurança da navegação e realizar vistorias em documentos obrigatórios. O trabalho busca garantir que as atividades na laguna e no entorno das ilhas sejam realizadas dentro das exigências legais, reduzindo riscos de acidentes e irregularidades.
A Ágape é uma ação periódica, promovida uma vez por mês, como forma de manter a presença ostensiva da Marinha nas principais rotas aquaviárias de Cabo Frio. A parceria com a Guarda Civil Municipal amplia a capacidade de fiscalização e fortalece o controle sobre embarcações de pesca, num momento em que o equilíbrio entre a atividade econômica e a segurança náutica se torna cada vez mais necessário.