Empresários dos meios de hospedagem se reuniram com representantes da prefeitura de São Pedro da Aldeia para abordar a inclusão no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A iniciativa de ressaltar a importância do cadastramento foi da Secretaria Adjunta de Turismo, que atua em trabalho conjunto com as demais pastas envolvidas na temática. Foram ouvidos representantes de pousadas, restaurantes, cafés e similares em encontro on-line na última sexta-feira (18).
Foi colocada em pauta a relevância das empresas se adequarem às normas de funcionamento e à inserção e atualização do trade no cadastro. O encontro foi realizado de forma remota como prevenção à disseminação da Covid-19. “O Cadastur nos oferece a visibilidade necessária para avançarmos no Mapa do Turismo Brasileiro. Como exemplo, cito a gastronomia do município, que atrai visitantes diariamente e não temos esta carteira de empresas sendo divulgada pelo ministério por não estarem inseridas no cadastro. É o primeiro passo para muitos avanços”, destacou a secretária adjunta de Turismo, Andrea Tinoco.
O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).
Outros serviços podem participar deste cadastro, como restaurantes, bares, cafés e similares. Estar inserido no Cadastur garante às empresas incentivo à participação em programas do Ministério do Turismo, apoio em eventos, feiras e divulgações promovidas pelo MTur, visibilidade para os turistas e agências que utilizam a ferramenta para programar suas viagens e credibilidade no setor. Além disso, é uma ferramenta fundamental para consolidar o Município como destino turístico seguro e estruturado.
O subsecretário de Fazenda, Gustavo Amoêdo, lembrou, ainda, que de acordo com a Lei nº 049 de 2006, os meios de hospedagem têm direito a um desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A reunião também contou com a participação da secretaria de Desenvolvimento Econômico, do coordenador do Procon aldeense, Marcio Lisboa, além de representantes da Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro Pedro da Aldeia (Aciaspa), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação de Proteção aos Lojistas (APL).
Deixe um comentário