As eleições municipais de 2024 de São Pedro da Aldeia estão revelando uma tendência: A valorização do marketing pessoal.  A análise foi realizada da seguinte maneira: Separamos os candidatos a vereador em quatro grupos, sendo o primeiro grupo reservado a nomes de urna ligados a outras pessoas, bairros, empregos e/ou estabelecimentos (ex. João da Pipoca, Fernando da Natação, Tião de Fernando). O segundo grupo são para candidatos com títulos ou cargos presentes junto ao nome (Professores, pastores, profissionais da saúde e patentes do exército).  Já o terceiro grupo, para apelidos e o quarto grupo para candidatos que tem apenas nomes exatos exibidos. 

De 316 candidatos totais (um número atípico possivelmente pela pandemia da COVID-19, pois nenhuma outra edição depois de 2010 passou de 215 candidatos segundo o DivulgaCand)  visto nas eleições de 2020, tivemos 80 candidatos encaixados no primeiro grupo de ligações, 44 no segundo grupo de profissões e 57 no terceiro grupo, de apelidos. Já no grupo 4, de nomes reais, tivemos 135 pessoas registradas. 

Combinando os três grupos, temos uma porcentagem de 57.47% de candidatos que preferiram não escolher um nome real contra 42.53% de candidatos que colocaram nomes reais. A prioridade sendo o Grupo 1, com 80 candidatos.  A escolha estratégica de apelidos surtiu efeito, visto que entre os 10 vereadores eleitos, quatro candidatos do primeiro grupo foram eleitos, três candidatos do terceiro grupo, dois do quarto grupo e apenas um do terceiro grupo.  

Gráfico, Histograma

Descrição gerada automaticamente
Gráfico reunindo dados de nomes de vereadores de São Pedro da Aldeia para a eleição de 2020.

Já em 2024, tivemos 193 candidatos. Entre eles temos 48 candidatos no primeiro grupo, 15 no segundo e 50 no terceiro grupo. No grupo 4, com os nomes exatos, temos 80 nomes.  A diferença entre candidatos que preferiram ou não escolher seus nomes exatos na candidatura aumentou, indo para 58.49% dos três primeiros grupos contra 41,45% do quarto grupo.

Gráfico, Histograma

Descrição gerada automaticamente
Gráfico informando a análise de dados de 2024. Os apelidos passam a ser mais escolhidos pelos candidatos.

De 2020 para 2024 tivemos uma redução de 123 candidatos.  Entre os grupos mais afetados por essa queda tivemos o grupo 4 de nomes exatos, que decaiu de 134 candidatos para 80, o grupo 2, que teve uma queda massiva de 44 candidatos para 15, e o grupo 1, com uma redução de 80 candidatos para 48. Apenas o terceiro grupo, relacionado aos apelidos, teve uma pequena redução de 57 para 50 nomes. 

As tendências indicadas por essa pesquisa apresentam a evolução das estratégias de marketing político de São Pedro da Aldeia, que busca a independência de vínculos e títulos para uma aproximação mais íntima e pessoal com seus eleitores.

Matéria produzida pela aluno André Luiz Miranda, supervisionada pelo professor Wesley Aldivino, para a matéria de Jornalismo de Dados, do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *