Equipes, máquinas, equipamentos e tubulações já estão mobilizados na Avenida Pedro Francisco Sanches, RJ-102, em Figueira, para a retomada da obra de implantação de rede de abastecimento para os distritos de Arraial do Cabo, após a liberação da licença do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

A ampliação da rede de abastecimento recomeça no mês em que se comemora o Dia Mundial da Água (22). Nesta etapa serão implantados cerca de três quilômetros de adutora, tubulação de grande porte que fará o transporte de água até Novo Arraial e em seguida, mais dezessete quilômetros de rede de distribuição, fazendo a ligação da rede principal com os imóveis. A previsão é que até o fim do ano os moradores da localidade já tenham água nas residências.

A retomada da operação foi acompanhada pelo prefeito do município, Marcelo Magno. Com o investimento de aproximadamente R$33 milhões, até 2025, a obra também irá contemplar Sabiá, Caiçara e Pernambuca, abastecendo mais de 12 mil pessoas. “Estamos realizando um grande sonho da nossa população cabista e agregando valor para essa terra, que é uma das cidades mais lindas do Brasil e do mundo. A chegada da água também está nos possibilitando a trazer rede de drenagem, pavimentação, escolas, posto de saúde e toda estrutura que os moradores merecem”, ressalta o prefeito.

Na etapa anterior, a Prolagos realizou a implantação de 800 metros de adutora em Figueira e a duplicação de 2.250 metros da adutora, localizada no bairro Vila do Sol, em Cabo Frio, ampliando também a oferta de água para o distrito sede, aumentando a capacidade de distribuição em 36%, que salta de 125 litros por segundo para 170 l/s.

“Esse é um importante passo para a universalização do abastecimento de água tratada nas cidades da nossa área de concessão, que proporciona tantos outros benefícios para a população, deixando um legado de desenvolvimento, impulsionamento da economia, geração de renda, saúde e mais dignidade para a população”, pontua o diretor-presidente da concessionária, Pedro Freitas.

A rede de abastecimento nos distritos passará a ser o ponto mais distante da operação da Prolagos, com mais de 70 km de distância da Estação de Tratamento de Água Juturnaíba (ETA), localizada em São Vicente de Paulo, distrito de Araruama. A obra de alta complexidade terá duração de três anos e será executada por fases. Além da expansão da rede de água, a concessionária também prevê melhorias no sistema de esgotamento sanitário de Arraial do Cabo.

A proposta para os próximos anos é a adoção do modelo separador absoluto com a construção, por etapas, da rede coletora de esgoto para atender a 50% da população, em até cinco anos. Serão assentadas 28,4 km de redes separativas nos bairros Centro, Praia dos Anjos, Prainha, Vila Industrial, contribuindo com a preservação da Praia do Pontal, e parte de Monte Alto e Figueira. Além disso, está em fase avançada, uma parceria público-privada para antecipar os investimentos em esgotamento sanitário nos distritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *