A ONG Associação de Educação Para a Paz, de Búzios, retomou seus projetos sociais no bairro de Maria Joaquina. E eles estão cheios de novidades para alcançar um número maior de beneficiários, das mais variadas faixas etárias. A sociedade de toda a Região dos Lagos pode colaborar doando lanches, alimentos, produtos de higiene, material escolar e de artesanato, além da opção de apadrinhar uma criança.
O projeto “De Mãos Dadas”, que oferece cursos de Corte, Costura e Modelagem para mulheres da comunidade, está em sua terceira turma e ganhou quatro oficinas relacionadas à moda – crochê, bordado, arte manual e bijuterias e pintura em tecidos.
Para os pequenos que perderam o ano letivo por conta da pandemia, as aulas de Alfabetização e Reforço Escolar seguem a pleno vapor. Os maiores de idade também ganharam espaço e contam com o curso de Alfabetização para Adultos.
Para manter todas as atividades, a ONG conta com a ajuda de professores voluntários e com a venda das roupas e acessórios produzidos pelas alunas das oficinas. Todo o material segue para a loja da ONG, a Golden Prana, no Porto da Barra. O valor arrecadado é 100% revertido para os projetos sociais.
Além de ensinar a ler, escrever, fazer contas e ter um ofício, a ONG trabalha também a saúde emocional das crianças e dos adultos. Antes de começar cada aula ou oficina, uma equipe de terapeutas coordena atividades de bem-estar para os beneficiários.
Doações de alimentos e produtos de higiene são muito bem-vindas, uma vez que são oferecidos lanches para as crianças ao fim das aulas e muitas famílias são assistidas com cestas básicas. Os projetos atendem cerca de 65 pessoas.