A Petrobras anunciou, nesta terça-feira (26), a realização de um concurso público para 916 vagas de nível técnico. O salário inicial mínimo é de R$ 5.878,82. As inscrições começam nesta quinta-feira (28) e o certame prevê ainda 5.496 vagas para cadastro de reserva.
De acordo com a Petrobras, o período para o candidato se inscrever segue até 31 de janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 62,79. A prova será no dia 24 de março 2024.
O concurso irá selecionar profissionais de nível técnico nas áreas de enfermagem do trabalho; inspeção de equipamentos e instalações; logística de transportes (controle); manutenção (caldeiraria, elétrica, instrumentação, mecânica); operação; operação de lastro; projetos, construção e montagem (edificações, elétrica, instrumentação, mecânica); química de petróleo; segurança do trabalho; suprimento de bens e serviços (administração).
O certame não exige comprovação de experiência profissional. Além disso, o edital traz a relação de quantidade de postos de trabalho, requisitos de formação, locais de prova e distribuição regional.
Cotas para pessoas com deficiência no concurso da Petrobras
Pela primeira vez, a empresa realiza um concurso público com 20% das vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD). A cota supera o limite mínimo de 5% que determina a lei. O certame reserva também 20% dos postos para negros, conforme determina a legislação.
De acordo com o presidente da estatal, Jean Paul Prates, a reserva para pessoas com deficiência mostra comprometimento da empresa com a inclusão.
“Acreditamos que um corpo técnico diverso nos torna não só uma companhia mais justa, como também é um elemento fundamental para impulsionarmos a inovação, nos prepararmos para o futuro de baixo carbono e para a transição energética, incorporando novas visões de mundo”, disse Prates.
A organização do processo seletivo é do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos (Cebraspe). O certame tem validade de 18 meses, com a possibilidade de prorrogação por igual período uma vez, a critério da Petrobras.