A concessionária Enel Rio, em parceria com a Polícia Civil de São Pedro da Aldeia, identificou aproximadamente 340 irregularidades na medição de unidades residenciais e comerciais.

A ação faz parte do projeto Energia Legal, que visa um trabalho educativo aos clientes e usuários nas cidades onde a concessionária atua. Nesta ação, ninguém foi preso.

Desde sua implantação, o Energia Legal promoveu resultados relevantes com o objetivo de combater irregularidades dessa natureza. Segundo a concessionária, já foram identificados 26,5 mil furtos de energia; 92% em residências e 8% em comércios nas 28 cidades em que a empresa atua.

Ao minimizar este tipo de ocorrência, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirmou Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da obrigação de pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade. As ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica.

De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Para denunciar furto de energia, basta acessar o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *