Prefeitura de Búzios rebate laudo do Inea que atesta qualidade de água da praia com Bandeira Azul

Contestação leva município a realizar novas coletas e enviar para laboratório privado

A Prefeitura de Búzios emitiu nota nesta quarta-feira (05) contestando os resultados divulgados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre a balneabilidade das praias do município, incluindo a Praia João Fernandes, que ostenta a certificação internacional Bandeira Azul. Segundo a prefeitura, os laudos apresentados pelo órgão estadual não condizem com o histórico de monitoramento realizado nos últimos quatro anos, que demonstra a alta qualidade da água das praias buzianas.

Nesta quinta-feira (06), a prefeitura irá realizar por conta própria novas análises nas praias do Canto, Armação, Ossos, João Fernandes e Ferradura. O objetivo é que as coletas sejam analisadas por um laboratório independente, garantindo a imparcialidade dos laudos.

O engenheiro ambiental Bernardo Corty, da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, enfatizou a consistência dos resultados obtidos pelo município. “As amostras têm resultado em laudos sempre próprios para banho, como foi novamente demonstrado em dezembro. Espero que, mais uma vez, mantendo nossa rotina e nossa periodicidade de análises laboratoriais, possamos provar a balneabilidade e excelência de nossas praias. Tão logo sejam emitidos os laudos, será dada ampla publicidade aos mesmos.”

A prefeitura também recorda que, em 23 de dezembro, os laudos comprovaram a balneabilidade adequada das praias analisadas.