O prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno, está negociando o aluguel do Hospital Unilagos, uma unidade particular, pela Prefeitura, para aumentar a oferta de leitos disponíveis para o tratamento de casos do novo coronavírus na cidade. A informação foi revelada pelo secretário de Saúde, Iranildo Campos, à reportagem no início da tarde desta segunda-feira (23).
“O prefeito está negociando com o pessoal da Unilagos para alugar o hospital e colocar mais 20 leitos à disposição. O hospital está parado. Se não quiserem alugar por bem vão alugar por mal. Porque o prefeito pode encampar. Baseado na Procuradoria Geral do Município, baseado em decreto do prefeito, baseado em decreto Estado, baseado em normativas do Ministério da Saúde e do presidente da República. Vamos encampar o hospital deles. Se eles não alugarem por bem vai ser por mal”, disse o secretário em entrevista por telefone.
A reportagem tenta contato com a direção do Hospital Unilagos, ainda sem sucesso.
Segundo o secretário de Saúde, atualmente o município dispõe de 29 leitos entre Unidades de Pacientes Graves (UPG’s), Unidades Intermediárias (UI’s) e Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), todos com respirador, divididos entre o Hospital Municipal São José Operário e o Hospital Santa Isabel, que é particular conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS). O planejamento é abrir dez novos leitos em até 12 dias no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança.
Caso o aluguel do Hospital Unilagos se concretize, seriam mais 20 leitos disponíveis, de acordo com Iranildo Campos.
A Secretaria de Saúde informou que até esta segunda-feira (23), foram registrados 15 casos suspeitos de coronavírus no município de Cabo Frio. Destes, seis foram descartados e os demais aguardam resultado dos testes.
“A saúde tem que ser preventiva e todas as medidas e precauções estão sendo tomadas, até além do normal que estamos vendo. Acredito que Cabo Frio tenha partido na frente nessa questão. Amanhã o prefeito estará entregando três novas ambulâncias do tipo UTI Móvel, sendo uma exclusiva para o atendimento de idosos, outra exclusiva para crianças e outra para a população jovem e adulta em geral. Estamos adquirindo motos por locação para fazer a entrega de medicamento para idosos nas residências, que vai ser o programa ‘Remédio em Casa’, para evitar a circulação dos idosos”, disse ainda Iranildo, aproveitando para elogiar o empenho dos profissionais de saúde.
“É hora de todos darem a sua contribuição. Nossos funcionários estão se doando ao máximo, se dedicando muito. São guerreiros. Deixo aqui o nosso agradecimento”, declarou ainda o secretário de Saúde de Cabo Frio.
Fonte: Folha dos Lagos
Deixe um comentário