Durante uma reunião, a Prefeitura de Cabo Frio lançou nesta quinta-feira (08) o edital do processo seletivo de táxis.
Na ocasião, o prefeito, Adriano Moreno, e o Secretário de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback, reuniram-se com representantes do Sindicato de Taxistas e da Rádio Táxi firmando o compromisso com a categoria que pela primeira vez recebe o ordenamento para atuação no município, antigo anseio dos taxistas.
O processo seletivo irá disponibilizar 65 vagas, sendo 10% para veículos acessíveis ao usuário com deficiência e outros 10% disponibilizados para condutores com deficiência. Os novos pontos de táxi serão distribuídos dentro das cinco localidades da cidade: Centro, Jardim Esperança, Peró, São Cristóvão e Tamoios. O objetivo é efetivar uma das diretrizes do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, para acesso aos modos de transporte urbano, em especial para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo a inclusão e promovendo a equidade.
Os candidatos podem concorrer a apenas uma vaga, obtendo a autorização mediante processo classificatório. Dentre os critérios de pontuação, estão características do veículo, como ano modelo, capacidade do porta-malas e tipo de combustível. Será avaliado ainda a pontuação referente ao condutor, contemplando o tempo efetivo como motorista profissional, cursos de atualização.
“Esta é a primeira vez que o município realiza o processo seletivo para taxistas. A Lei 1.637 estabelece a proporção de um táxi a cada 700 habitantes do município. Realizar esse processo de forma transparente, justa e imparcial é um grande marco na gestão e um desejo antigo do setor. Estamos muito felizes em responder à essa demanda”, comenta o secretário da pasta, Everaldo Loback.
O edital nº 01/2019 será publicado na próxima sexta-feira (9) e disponibilizado online no portal da Prefeitura Municipal de Cabo Frio.