Os projetos de educação socioambiental da Prolagos para o próximo ano foram apresentados nesta quarta-feira (4) a integrantes das secretarias de Educação de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, em visita à sede da empresa.
Durante o encontro, que contou com a presença do diretor executivo, José Carlos Almeida, e do gerente de Responsabilidade Social, Ricardo Azevedo, também foi feito um balanço das ações desenvolvidas em 2019, como Saúde Nota 10, De Olho no Óleo, CaptaAção, Pioneiros e Portas Abertas. Com foco no desenvolvimento de cidadãos mais conscientes, as iniciativas são voltadas para estudantes de todas as idades, desde o primeiro segmento do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
Um dos destaques apresentados foi o projeto CaptaAção, que tem como objetivo estimular o pensamento crítico e reflexivo, a criatividade e a inovação dos jovens por meio da imersão cultural, como exposições, exibição de filmes e oficinas. Desenvolvido em parceria com a Casa Scliar, o projeto, neste ano, abordou o descarte inadequado de lixo.
“O tema para 2020 ainda não foi definido, mas queremos relacionar aos 100 anos de Carlos Scliar, um artista plural, engajado socialmente e que se preocupava com o meio ambiente”, explicou Francine Melo, coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos.
Lançado neste ano durante as comemorações pelo Dia do Meio Ambiente, o programa De Olho no Óleo, que orienta a população a descartar corretamente o resíduo, se desdobrou em uma gincana entre as escolas, mobilizando pais, alunos e professores.
A primeira edição foi realizada em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia e a expectativa é que seja levada as outras cidades da área de concessão. No município aldeense, a vencedora foi a Escola Municipal Dulcinda Jotta Mendes, que coletou mais de 700 litros de óleo, dos 1,8 mil arrecadados.
Durante três meses, alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública se mobilizaram para recolher o material. Os vencedores ganharam uma visita passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Representando a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, a coordenadora de Ciências, Marcielli Pereira, enfatizou a importância desses projetos.
“A parceria com a Prolagos é essencial na busca de incentivos para professores e alunos. As ações desenvolvidas pela empresa nos ajudam a resgatar os jovens e dar uma oportunidade de futuro para eles”, afirmou.
Realizado desde 2012 pela Prolagos, o programa Saúde Nota 10, que já impactou cerca de 50 mil pessoas, está confirmado para o ano que vem. O projeto leva para a sala de aula informações sobre a importância da água tratada para o consumo humano, o papel de cada cidadão na preservação dos recursos hídricos, do meio ambiente e os benefícios do esgoto tratado para a saúde.
Neste ano, o Saber Faz Bem, que promove visitas guiadas a unidades operacionais, e que já recebeu mais de 30 mil pessoas, passou a ser chamado Portas Abertas, atendendo todos os interessados em conhecer os sistemas de água e esgoto. Durante a reunião, o secretário de Educação de Iguaba Grande destacou que o bom relacionamento entre os setores público e privado é benéfico para toda sociedade.
“A parceria entre a prefeitura e a Prolagos vem de muito tempo e com ela conseguimos desenvolver muitas atividades junto aos estudantes. Isso traz consciência social, tecnologia, novas visões e amplia os horizontes dos nossos alunos”, disse Fred Carvalho.