A Região dos Lagos está cada vez mais próxima dos turistas argentinos. Uma série de iniciativas recentes, lideradas por representantes de Cabo Frio e Búzios, pretende transformar os municípios em destinos estratégicos no mercado internacional, especialmente entre os hermanos. As ações incluem campanhas publicitárias, encontros com autoridades e operadores turísticos, além da articulação para criação de voos diretos entre cidades argentinas e o Aeroporto Internacional de Cabo Frio.
Na última semana, o Cabo Frio Convention & Visitors Bureau (CVB), com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu uma capacitação em Buenos Aires voltada ao trade turístico local. O encontro, realizado na Embaixada do Brasil, reuniu mais de 70 operadores, agentes de viagem e representantes das companhias aéreas Aerolíneas Argentinas, Flybondi, JetSMART e Gol Linhas Aéreas.
Durante o evento, foi lançada a campanha “Cabo Frio Melhor Temporada”, que destacará os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da cidade em outdoors e busdoors em Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza e Salta, a partir de maio. As peças convidam os argentinos a aproveitarem o clima de verão o ano inteiro na Região dos Lagos.
“O objetivo é posicionar Cabo Frio como destino estratégico para o turismo internacional e abrir novas rotas aéreas diretas. O respaldo institucional da Embaixada do Brasil e o interesse das companhias aéreas são fundamentais nesse processo”, explicou Maria Inès Oliveros, presidente do CVB.
O secretário de Turismo de Cabo Frio, Davi Barcelos, também participou da missão internacional. Em encontros com empresas e autoridades argentinas, como o ministro de Turismo, Ambiente e Esportes, Daniel Scioli, e o embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, foram discutidas estratégias de cooperação e viabilidade de novas conexões aéreas.
“Com o fortalecimento da economia argentina e o câmbio favorável, Cabo Frio torna-se ainda mais atrativo para esse público. Trabalhamos para viabilizar voos fretados ainda neste ano e operações regulares já no próximo verão”, afirmou Barcelos.
As movimentações também envolvem o município de Búzios. O secretário de Turismo da cidade, Thomas Weber, participou de reuniões com as mesmas companhias aéreas e defendeu a expansão da malha aérea para o aeroporto de Cabo Frio, que atende a toda a Costa do Sol.
“Nossa missão é facilitar o acesso dos argentinos a Búzios. Cada nova rota representa um ganho econômico direto para hotéis, restaurantes e comércio. Estamos consolidando a cidade como um dos destinos mais exclusivos da América do Sul”, destacou Weber.
Com campanhas em andamento, apoio institucional brasileiro e o interesse das companhias aéreas, a expectativa é de um aumento expressivo no número de turistas argentinos na região nos próximos meses. “É hora de todos se prepararem: a Melhor Temporada vai atrair muitos hermanos”, antecipa Maria Inès.

