O Programa Celular Seguro, do Governo Federal, divulgou o ranking dos estados com o maior número de bloqueios de aparelhos. O Rio de Janeiro é o segundo estado no Brasil, com 917 casos, seguido de São Paulo, com 1.938, e Pernambuco, com 592.
A ferramenta foi lançada dia 19 de dezembro para facilitar o bloqueio de celulares perdidos, roubados ou furtados. O objetivo é dificultar esses tipos de crimes. Em todo o país, o maior número de acionamentos foi por roubo.
Por meio desse recurso de comunicação direta, é possível avisar de uma só vez diversas instituições parceiras do governo, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos, para que bloqueiem o funcionamento de aplicativos e afins.
Existe um interesse do governo em ampliar a parceria com operadoras de celular para bloquear também o chip, e não apenas o celular. A ideia é impedir o recebimento de mensagens de texto que permitam recuperar senhas de redes sociais, por exemplo, o que deve acontecer até 9 de fevereiro.
Para aderir ao programa, usuário deve preencher um cadastro e usar o perfil gov.br. A ferramenta já está disponível para Android, iPhone (iOS) e navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge.