Nesta sexta-feira (27) a Prefeitura de São Pedro da Aldeia encerra a campanha de refinanciamento fiscal. O Refis 2019 concede até 100% de desconto em multas e juros aos contribuintes inscritos na dívida ativa, com débitos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e demais tributos municipais, como ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis).
A iniciativa faz parte do Programa de Regularização de Débitos Municipais, instituído pela Lei Municipal n° 2.818, de 14 de dezembro de 2018, e é resultado de uma parceria entre a Prefeitura da cidade, Defensoria Pública, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Para aderir ao programa, o contribuinte tem que estar em dia com os impostos do ano corrente.
De acordo com o secretário de Fazenda, Ronny Cardoso, a iniciativa tem como objetivo facilitar o atendimento aos contribuintes, permitindo a regularização fiscal.
“O Refis é um convênio firmado junto ao Tribunal de Justiça, o chamado ‘Concilia’, que é para podermos dar um benefício ao contribuinte de um desconto para o pagamento de dívidas, ajuizadas ou não. Esse Refis, por ser convênio, foi instituído por lei, aprovada pela Câmara de Vereadores e autorizada pelo TJRJ, e vem justamente para conciliar a parte administrativa com o executado. Com esse programa, o contribuinte tem direito a ter o desconto tanto no valor administrativo do IPTU e demais taxas, quanto nos valores das custas judiciais que envolvem o tributo já executado”, disse Rony Cardoso.