São Pedro da Aldeia é a primeira colocada estadual da Escala Brasil Transparente, realizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e divulgada nesta sexta-feira (12). O período de avaliação da iniciativa aconteceu entre o mês de abril e dezembro de 2020, ainda durante governo do ex-prefeito Claudio Chumbinho.
Na classificação nacional, o município ficou entre as sete cidades brasileiras que conquistaram nota 10, dentre os 665 municípios com mais de 50 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE. A cidade foi consagrada com a pontuação máxima concedida pelo órgão federal. Confira o ranking aqui.
O novo método da CGU, chamado de Avaliação 360º, analisa a transparência passiva e ativa do município. A primeira observa o fornecimento de informações do poder público quando solicitadas pela sociedade civil, empresas ou qualquer cidadão. Já a segunda, analisa as publicações na internet sobre receitas, despesas, licitações, contratos, obras, servidores públicos e estrutura administrativa.
Danielle Prudente, controladora-geral do município, agradeceu a equipe pelo comprometimento.
“Estamos muito felizes pela posição conquistada, ainda mais por se tratar de um município do interior do estado e com poucos recursos, se comparado aos outros que também foram bem colocados no ranking. Atribuo ao comprometimento da equipe e ao engajamento de todas as secretarias nessa conquista, pois o portal da transparência reflete as ações de todo o governo”, afirmou.