fbpx
HomeDestaqueSão Pedro da Aldeia terá 2º Cortejo do Afoxé Fiderioman

São Pedro da Aldeia terá 2º Cortejo do Afoxé Fiderioman

Concentração acontece na segunda-feira de Carnaval (12), na Praia da Pitória

-

A Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, receberá na segunda-feira de Carnaval (12) o 2º Cortejo do Afoxé Fiderioman. A concentração será às 14h em frente à quadra esportiva e o desfile está previsto para às 15h.

O cortejo é um desdobramento do “Afoxé Fiderioman na Aldeia”, projeto produzido pelo Raio de Sol e Afoxé Fiderioman, com o incentivo e patrocínio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro por meio dos Editais Folia RJ 2 e conta também com o apoio do Espaço Cultural Beco do Jacaré, dos grupos Griot e Tambor de Iaiá e da Liga dos Blocos de São Pedro da Aldeia.

Segundo a organização, a edição anterior recebeu um público em torno de 100 pessoas, e a expectativa é que esse número aumente ainda mais, uma vez que houve um retorno positivo dos povos de terreiros que se sentiram representados.

O desfile será embalado pelas composições vencedoras do II Concurso de Música do Afoxé Fiderioman 2024, que homenageiam o Orixá Oxossi, o Rei de Ketu.

A produtora cultural, Juliane Carvalho, explicou que o afoxé é uma manifestação cultural dos povos tradicionais de terreiros. Foi criado em 1949 em Salvador, na Bahia, e, a partir daí, ocorreu a difusão em outros estados.

“Não é um bloco carnavalesco. Acabou entrando no calendário mais por uma conquista de espaço, tendo em vista a marginalização da manifestação cultural. Na verdade, foi muito mais uma astúcia dos líderes da época para que os afoxés participassem do Carnaval. Desde então, saem no Carnaval também, mas são manifestações tradicionais que tem apresentações em dia da Intolerância Religiosa e Semana das Consciência Negra, por exemplo”, explicou.

Ainda de acordo com Juliane, os afoxés e os blocos afros foram considerados Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 2023, onde foi publicado no Diário Oficial às vésperas do Dia da Consciência Negra.

Resultado II Concurso de Música do Afoxé Fiderioman

O II Concurso de Música do Afoxé Fiderioman 2024 ocorreu no último sábado (3) e elegeu três canções que vão embalar 2º Cortejo do Afoxé Fiderioman. Os selecionados foram: em 1º lugar Júlia Neves, com a composição “Canto pro caçador”; em 2º Marcelos Rodrigues com a canção “Dia de Festa”; e em 3º lugar – Renato Mendonça com “Divindade da caça”.

Os ganhadores foram premiados em dinheiro e todos os dez participantes receberam um certificado. O evento tem o objetivo de fortalecer, principalmente, a difusão da cultura dos povos tradicionais de terreiros na região da Baixada Litorânea.

O evento aconteceu na Praça Edyla Pinheiro, em Iguaba Grande, e, além do concurso, contou com Jongo Fiderioman, apresentação do Afoxé e o encerramento foi com samba de roda.

Serviço

2º Cortejo do Afoxé Fiderioman
Local da concentração: quadra esportiva da Praia da Pitória, São Pedro da Aldeia
Horário: 14h

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -
target="_blank"

Colunas

Mais lidas

Retirada de areia no Canal do Itajuru rouba a cena da...

0
Quem passa pela região do Canal do Itajuru, na altura do bairro histórico da Passagem, em Cabo Frio, tem se surpreendido com a envergadura...