Transferência aérea resgata recém-nascido em estado grave na Região dos Lagos

Bebê prematuro, filho de gestação de alto risco, foi levado do Hospital da Mulher para UTI neonatal em Niterói no último sábado (12)

O choro de um recém-nascido prematuro soou como um pedido urgente de socorro no Hospital Municipal da Mulher, em Cabo Frio. Nascido de uma gestação de alto risco, o bebê precisou ser transferido com urgência, no último sábado (12), para uma unidade de terapia intensiva neonatal em Niterói, a bordo de um helicóptero do SAMU aéreo.

Segundo a secretaria de saúde, a transferência aérea foi acionada diante da gravidade do quadro clínico. A criança foi levada para o Hospital Neotin Neonatal Terapia Intensiva, referência em cuidados intensivos para recém-nascidos no estado.

A logística do resgate começou ainda na sexta-feira (11), quando a equipe médica do Hospital da Mulher decidiu antecipar o parto via cesariana. A mãe do bebê estava internada desde o dia 4, em monitoramento constante por conta de complicações na gestação. Logo após o nascimento, o bebê foi inserido no Sistema Estadual de Regulação (SER), que gerencia vagas em hospitais de alta complexidade.

Segundo Danielle Teles, coordenadora geral da regulação de urgências do município, a autorização da vaga com suporte aéreo foi ágil. “O processo ocorreu de maneira rápida e a vaga foi autorizada com transporte aéreo para o suporte necessário”, afirmou.

O helicóptero aguardou a chegada da ambulância. Lá, a equipe de resgate fez a remoção do bebê com apoio da equipe médica da unidade. A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, acompanhou a operação. “Nossa maior missão é salvar vidas, e todos os nossos esforços serão sempre voltados para isso”, declarou.