Três tartarugas-verdes são devolvidas ao mar em Praia Seca, Araruama

Soltura reuniu comunidade escolar, transformando o momento em uma grande aula de educação ambiental

Soltura reuniu comunidade escolar, transformando o momento em uma grande aula de educação ambiental. Foto: Divulgação

A Praia do Vargas, em Praia Seca, Araruama, foi palco de um momento especial nesta quinta-feira (2): a soltura de três tartarugas-verdes (Chelonia mydas) reabilitadas pelo Instituto BW. A ação foi conduzida pelo próprio instituto, que atua desde 2020 na conservação da fauna marinha e que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e Espírito Santo (PMP-BC/ES), executado sob coordenação do Ibama.

Resgatadas de redes de pesca, durante uma operação da Defesa Civil de Araruama, os três animais passaram por um extenso tratamento de desintoxicação de resíduos de lixo marinho no Centro de Reabilitação e Despetrolização do IBW. Após a alta médica, as tartarugas foram anilhadas pelo Centro Tamar/ICMBio, para acompanhamento científico, e retornaram ao oceano sob aplausos de estudantes e moradores.

Segundo o Instituto, o momento foi inédito. E para além do caráter e importância ambiental, com a presença de escolas municipais de Araruama e Saquarema, que levaram crianças de 2 a 9 anos para acompanhar a soltura, se transformou em um espaço educativo. “Cada criança presente, cada instituição envolvida e cada pessoa da comunidade ajudaram a transformar a soltura em uma grande aula de conscientização e proteção da vida marinha. Isso é educação ambiental na prática”, destacou Mariana Burato, coordenadora de educação ambiental e comunicação do IBW.

Para a veterinária Paula Baldassin, coordenadora de saúde do instituto, a presença da comunidade reforça a importância do engajamento coletivo na preservação da fauna marinha. “É um passo muito significativo para fortalecer a sensibilização da sociedade quanto à preservação da fauna marinha e à importância do engajamento coletivo na proteção do nosso litoral”, afirmou.

A organização aproveitou para agradecer o apoio das equipes que participaram da operação e da reabilitação dos animais. “Agradecemos aos Guarda-vidas de Praia Seca, Guardas da Defesa Civil de Araruama, Prefeituras dos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Saquarema, Apa da Massambaba, Guarda Ambiental de Saquarema, Guarda Ambiental de Arraial do Cabo, Guarda de Araruama, as secretarias envolvidas, a equipe do IBW e ao Ministério Público Federal pela parceria.”

A organização lembra que, em casos de avistamento de tartarugas, aves e mamíferos marinhos mortos ou debilitados, a população deve acionar imediatamente o telefone 0800 991 4800 e aguardar o resgate.

Conheça o Instituto BW

O “Instituto BW para a Conservação e Medicina da Fauna Marinha” (IBW) foi criada em janeiro de 2020 e, desde então, atende as demandas de reabilitação de animais selvagens e educação ambiental da região dos lagos e norte fluminense, no estado do Rio de Janeiro. O organização tem por objetivo incentivar, promover, desenvolver e apoiar a pesquisa, educação, medicina veterinária e a conservação ambiental.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare