Após o retorno do funcionamento da rede social X (antigo Twitter) ter surpreendido os usuários na manhã desta quarta-feira (18), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que não houve mudança na decisão de suspensão da plataforma e que está investigando o caso.
A suposta liberação da rede social se tornou o assunto do dia quando diversos usuários publicaram relatos de que as contas estavam sendo acessadas sem qualquer restrição através do aplicativo disponível em celulares Android e iOS. Confira na matéria “Rede social ‘X’ volta a funcionar no Brasil e pega usuários de surpresa”.
Apesar do acesso ter sido liberado no aplicativo, o acesso pelo site x.com segue fora do ar. Em nota, o Supremo Tribunal Federal (STF) disse que, aparentemente, os acessos são “apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”. Ainda descartando a possibilidade de um possível retorno da rede social ao Brasil, ao saber da liberação do acesso no aplicativo, o tribunal responsável pela suspensão da rede determinou que a Anatel buscasse explicações técnicas sobre o acesso.
Para entender o que motivou a suspensão da rede social no Brasil, leia a matéria “Por unanimidade, STF decide manter suspensão do X no Brasil”.