A partir desta quarta-feira (29), será promovida em Araruama a campanha de vacinação contra verminose, tracoma e hanseníase. A ação vai acontecer nas escolas municipais, entre às 9h e às 16h, tendo como público-alvo os alunos de 5 a 14 anos de idade matriculados no Ensino Fundamental. O calendário das ações está disponível no site oficial da Prefeitura.
A campanha tem o objetivo esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Segundo a Prefeitura, os alunos serão medicados contra os vermes, examinados para o tracoma e avaliados para identificação de casos suspeitos de hanseníase. Todos os alunos serão tratados se as doenças forem diagnosticadas.
O tracoma é uma doença oftálmica, que afeta os olhos: conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. A etiologia é bacteriana, uma variedade da Chlamydia trachomatis, uma bactéria gram-negativa, que leva a uma hipertrofia dos folículos, hipertrofia papilar e formação de um pannus, podendo resultar na formação de uma cicatriz corneâna e até em cegueira.
A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas na pele.
Já a verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito. A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.