Bolsonaro: o Presidente das Redes Sociais

Jair Messias Bolsonaro usa as Redes Socais para se pronunciar de forma oficial. Foto: Internet/Reprodução

Desde que sofreu o atentado durante campanha em Juiz de Fora (MG), as redes sociais foram o ‘palanque’ escolhido por Jair Bolsonaro para sua propaganda de governo. E, após eleito, se pronunciou de forma oficial através e uma Live pela Internet.

Com mais de nove milhões de seguidores em sua rede, foi assim também que fez o anúncio de alguns membros de sua equipe de transição, entre eles Marcos Pontes, indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia; a resposta afirmativa do juiz Sérgio Moro para ocupar o cargo de Ministério da Justiça e Segurança Pública e a indicação de Tereza Cristina da Costa Dias, ao posto de Ministra da Agricultura.

Se Jair Bolsonaro continuará usando as redes sociais para informar seus atos de governo após sua posse, em janeiro de 2019, ainda não se sabe. Por enquanto, seus filhos Carlos Bolsonaro – Vereador do Rio de Janeiro, e Eduardo Bolsonaro – Reeleito Deputado Federal em São Paulo, ajudam nas postagens e vídeos publicados.
Esta forma inusitada de se pronunciar está sendo bem aceita por alguns usuários. Um deles chegou a brincar que se achava “a última bolacha do pacote” por esse contato direto com seus eleitores.

A professora Lidiane Medeiros acha “inovador” e “inteligente em usar esse meio, porque hoje as pessoas vivem mais conectadas em suas redes sociais”. Ela ressalta também o número de pessoas que acompanham suas Lives e seus seguidores “Bolsonaro soube tirar proveito disso”, acrescentou.

Matéria escrita por Bruna Bouckhorny e Carolina Franco. Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (Campus Cabo Frio), com supervisão da Prof. Monica Sousa*