Neste domingo (13), a partir das 14h, será realizada a segunda ação de educação ambiental na comunidade quilombola de Sobara, em Araruama. O local será beneficiado com uma rede de captação de esgoto e um sistema Biodigestor, que através de processo biológico faz o tratamento dos efluentes coletados por esta rede.

O projeto foi aprovado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João e tem sido desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundrhi). O evento será realizado na Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça.

Durante a programação, serão realizadas atividades com as crianças e palestras para os adultos. Para as crianças, haverá a apresentação de vídeo aulas relacionadas a “Gestão de Resíduos Sólidos” e, além disso, será realizada uma Oficina Ecológica, com elaboração de brinquedos. Já os adultos vão acompanhar a palestra sobre “Impactos dos resíduos domésticos no tratamento do esgoto”.

A primeira Ação do Programa de Educação Ambiental, na comunidade quilombola de Sobara ocorreu em dezembro passado. O objetivo destas ações de educação ambiental é explicar e orientar a população sobre o projeto de implantação do biossistema de captação e tratamento de esgoto no local, que fica na zona rural de Araruama.

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araruama (PMA), Instituto de Terras do Estado (ITERJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS), Concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), Associação Remanescente do Quilombo de Sobara (ARQSOBARA), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI-RJ) e Instituto de Pesquisas e Educação Para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *