Dia das Mães: veja quais são as recomendações para a compra do presente

Confira dicas para não ter dor de cabeça com as compras.

Considerada a segunda melhor data de vendas para o comércio, ficando atrás apenas para o Natal, o Dia das Mães promete ser de grande movimentação nas lojas da Região dos Lagos. No entanto, é necessária atenção na hora da compra para o presente não virar uma dor de cabeça.

Segundo coordenador do Procon de Cabo Frio, Thiago Vasconcelos, o primeiro passo é ter em mente o que se pretende adquirir e o quanto quer gastar. “Realizar uma pesquisa de preço, condições de pagamento e existência ou não de juros, em caso de parcelamento, é fundamental. Importante saber também, em caso de troca, quais exigências são feitas para que sejam evitados transtornos”. Thiago também alerta sobre a importância de exercer o direito a troca, que nesses casos, o consumidor deve manter a etiqueta do produto e guardar a nota fiscal.

Nas compras pela internet, deve ter atenção para o prazo de entrega para que o presente não chegue depois da data, assim como taxas de frete ou outras despesas adicionais, como taxas para embalagem de presente e cartões. “O Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor rege o Direito do Arrependimento, onde o consumidor tem sete dias para desistir da compra. Assim, se ao receber o produto ele verificar que o mesmo está fora das características apresentadas no site, ou com defeito, pode devolver o produto”.

Em caso de famílias que optam por sair para comemorar juntas, o coordenador traz a dica: “Caso vá almoçar em restaurantes, é necessária atenção quanto à possibilidade de reserva antecipada, evitando-se assim longas filas e aborrecimentos”.

O Procon de Cabo Frio atende na Rua Florisbela Rosa da Penha, 282, Braga (antiga Prefeitura), de segunda a sexta, das 09h às 17h.