Há 37 dias para a estreia da Seleção na Copa do Mundo 2018, sediada na Rússia, a torcida brasileira vive um misto de ansiedade, receio e boas expectativas. Grande parte da dúvida se deve ao ao placar icônico de 7 x 1 para a seleção alemã, em solo brasileiro, durante a semifinal da Copa do Mundo de 2014. Já as boas expectativas ficam por conta do bom desempenho da Era Tite, que acumulou 15 vitórias em 19 jogos e garantiu vaga na copa antecipadamente, em primeiro lugar no grupo.
Durante o início das eliminatórias, a equipe brasileira gerou grande dúvida na cabeça dos torcedores acerca da classificação. Porém, o técnico Dunga foi demitido de sua segunda passagem pelo comando da seleção brasileira e Tite assumiu o comando do time. O primeiro desafio de Tite aconteceu em sua primeira partida, em setembro 2016, quando venceu a seleção do Equador por 3 x 0, na altitude de Quito, onde o Brasil não vencia há 33 anos.
O histórico do treinador fala por si: são 19 jogos com 15 vitórias, três empates e uma derrota, somando mais de 85% de aproveitamento. Nem o mais otimista dos torcedores poderia imaginar que a seleção brasileira iria garantir a vaga na copa antecipadamente, em primeiro lugar no grupo, com dez pontos de vantagem para o segundo colocado, o Uruguai.
Entretanto, a mancha causada pelo 7 x 1 ainda ecoa na torcida brasileira. Pier Luro, estudante de jornalismo, diz que confia no trabalho do Tite, mas teme com um possível confronto com a Alemanha nas fases mata a mata do torneio. “Não gostaria de pegar a Alemanha na copa. Eu vejo a equipe alemã muito forte e uma das favoritas para ganhar o mundial, o time é muito bem estruturado e possui jogadores que têm experiência”, afirma.
Ainda há os cautelosos, como é o caso de Alberto Cossatis, que acompanha o futebol brasileiro desde os anos de ouro como o tricampeonato conquistado em 1970 por Pelé e cia, e afirma que a seleção apresenta pontos de irregularidade durante as partidas.
“O Tite convoca os melhores jogadores brasileiros em atividade no futebol mundial, em alguns jogos vemos uma dificuldade de jogar contra times muito retrancados. Vai ser um grande desafio para nós, mas para ser campeão é preciso enfrentar qualquer um e vencer todos”, ressalta o torcedor.
O Brasil faz sua estréia no dia 17 de junho, contra a Suíça, às 15h. O técnico Tite dá pistas de que pelo menos 15 jogadores são figurinhas certas em seu esquadrão, restando sete vagas em aberto. As vagas são disputadas entre os convocados que buscam a oportunidade em amistosos preparatórios.