fbpx
HomeAraruamaRio de Janeiro é um dos estados com maior número de empreendedoras...

Rio de Janeiro é um dos estados com maior número de empreendedoras do país

38% das mulheres lideram negócios no estado, aponta levantamento do Sebrae

-

Pesquisa realizada pelo Sebrae, com base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre do ano passado, aponta que o Rio de Janeiro, junto ao Ceará, são os estados com maior proporção de empreendedoras do país. Atualmente, 38% das mulheres estão liderando seus empreendimentos no estado. Em contrapartida, a média nacional é de 34,4%. Cinquenta e três por cento das mulheres empreendedoras do Rio de Janeiro são chefes de família.

“O empreendedorismo é uma resposta para a busca de autonomia, realização de propósito e geração de renda, empoderando cada vez mais as mulheres em nossa sociedade”, comenta Carla Panisset, coordenadora de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio.

Noventa e um por cento das donas de pequenos negócios no Rio de Janeiro trabalham por conta própria. Nove por cento são empregadoras, sendo que a maioria conta entre 1 e 5 funcionários. Os empreendedores homens obtêm um rendimento mensal 13,4% acima das mulheres, mesmo elas sendo mais escolarizadas. No Rio de Janeiro, 33% das empreendedoras contam com ensino superior completo.

“Os negócios liderados por mulheres são menos competitivos, estão em setores menos imersos em tecnologia e ainda faturam menos. Elas também têm mais dificuldade em conseguir crédito para os seus negócios, apesar de pagarem mais em dia, as taxas de juros são bem mais altas em comparação aos homens. Muitas vezes as mulheres têm dupla ou tripla jornada de trabalho, elas passam menos tempo dentro das suas empresas. Isso influencia esse faturamento ser menor, mesmo elas sendo mais escolarizadas”, complementa Carla.

O Estado do Rio conta com mais de 941 mil empreendedoras, o que corresponde a 9,1% do país. Ficando atrás apenas de São Paulo com mais de 2,4 milhões (23,9%) e Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%).

Sebrae Delas

Com o objetivo de impulsionar negócios geridos por mulheres, o Sebrae criou o programa Sebrae Delas. As empreendedoras do Estado do Rio de Janeiro podem se inscrever até 8 de abril, pelo link. Ao todo são 200 vagas distribuídas para todo o estado e o Sebrae Rio oferece subsídio de até 90%. Podem participar microempreendedoras individuais, que com subsídio pagam R$ 150,00, e proprietárias de micro ou pequenas empresas, que com subsídio pagam R$ 350,00. O valor é único, pode ser parcelado em até 12x e o programa dura sete meses.

A trilha de capacitação do Sebrae Delas é composta por encontros presenciais e on-line, orientações sobre finanças e crédito, mentorias especializadas individuais, voltadas para o negócio de cada empreendedora, rodada de inovação aberta, sessão de negócios, além de muito networking.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas