Cerca de 175 mil veículos são esperados em direção a Região dos Lagos nos feriados da Proclamação República e da Consciência Negra. Os dias de maior fluxo serão quarta (14) e quinta-feira (15), quando são esperados 21 mil e 26 mil veículos, respectivamente. Na volta dos feriados, a previsão é de que 28 mil veículos passem pela ViaLagos no domingo (18) e 24 mil na segunda (19) e outros 21 mil na terça-feira (20).
Segundo a concessionária, as equipes e viaturas estarão reforçadas para atender ao aumento do fluxo de veículos. Equipes do SOS Usuário Médico e Mecânico da Concessionária atuará 24 horas através do Centro de Controle Operacional da Concessionária (CCO), que conta com monitoramento em tempo real.
Em caso de ocorrências, as equipes de atendimento atuam em três pontos estratégicos da ViaLagos, com viaturas de inspeção, banheiros 24h, guinchos, ambulâncias UTI e de resgate. Duas localizadas no sentido Região dos Lagos, no km 22 (Rio Bonito, ao lado da praça de pedágio) e km 40 (Araruama) e outra no sentido Rio de Janeiro, no km 56 (São Pedro da Aldeia).
A Polícia Militar Rodoviária intensificará as fiscalizações com radares móveis, para coibir o excesso de velocidade e o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), da Polícia Militar, atuará na praça de pedágio fiscalizando a evasão de pedágio.