fbpx
HomeArraial do CaboArraial do Cabo inicia novo modelo de gestão na saúde

Arraial do Cabo inicia novo modelo de gestão na saúde

Hospital Geral, Pronto Socorro de Figueira, Central de Transportes e Central de Medicamentos são os que recebem os primeiros serviços

-

O município de Arraial do Cabo dá início a um novo modelo de gestão da saúde com o objetivo de aumentar a oferta de serviços à população. Com a iniciativa, as atividades já existentes ganharão melhorias e outras serão implantadas a fim de ampliar a assistência integral à saúde, garantindo ao cidadão cabista acesso fácil a serviços mais qualificados.

O modelo gerencial de administração adotado pelo município possibilitará a formulação de estratégias de médio e longo prazo para aperfeiçoar a qualidade da saúde em Arraial do Cabo. O foco do trabalho nesses três primeiros meses de gestão será no Hospital Geral, no Pronto Socorro de Figueira – no segundo distrito -, na Central de Transportes da Saúde e na Central de Exames.

Entre as principais mudanças na Central de Transporte está o monitoramento em tempo real. Através do sistema de controle da frota, será possível acompanhar o movimento de cada veículo simultaneamente. Os meios de locomoção da secretaria de saúde estão distribuídos em Transporte Pré-Hospitalar (TPH), Transporte Inter-Hospitalar (TID) e Transporte para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Esta semana, o município recebeu três ambulâncias UTI, que já estão em funcionamento. Na próxima semana, chegarão outras duas unidades do mesmo modelo.

O Hospital terá os serviços totalmente informatizados e monitoramento por câmera. A cozinha e a recepção receberão reforma completa proporcionando mais acolhimento para o usuário e conforto para o funcionário. A população terá à disposição mais opções de cirurgias eletivas como a oftalmológica, urológica, ortopédica, vascular e pediátrica, além das que já acontecem atualmente: cirurgia geral e ginecológica / obstétrica.

Em Figueira, o prédio do novo Pronto Socorro, que deverá ficar pronto no segundo semestre de 2023, será climatizado e totalmente acessível. Construído numa área populosa, perto da praça do bairro, a nova unidade terá instalações modernas e adequadamente equipadas. Além das atividades já oferecidas, a população será beneficiada com a adição de outros serviços.

Em breve, a população cabista poderá fazer todos os exames no mesmo lugar. Com a implantação do Centro de Exames Ambulatoriais será possível dar agilidade ao diagnóstico de doenças com precisão e qualidade, visando nesse sentido a maior eficiência do tratamento do paciente. Serão ofertados os seguintes exames: Raio-X, Densitometria Óssea Doppler, Teste Ergométrico, Ultrassonografia, Mamografia, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e Holter 24h.

O secretário municipal de Saúde, Jorge Diniz, explicou que o modelo de gestão implantado na cidade já vem sendo experimentado com sucesso em diversas cidades do país. Ele informou que a população será ainda mais beneficiada com a ampliação e agilidade dos serviços oferecidos:

“No novo modelo de gestão adotado por nós, o gasto é mais eficiente e, sendo assim, a gente pode implantar serviços novos, como por exemplo a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral” disse o secretário.

Diniz concluiu afirmando que a população já vem experimentando mudanças significativas na saúde desde o início de 2021 e que agora a expectativa é de que haja uma revolução no setor.

“Essa nova ferramenta de trabalho nos possibilitará entregar à população serviços mais qualificados, a fim de ampliar a qualidade de vida do cidadão cabista,” prometeu Diniz.

Entre no canal do Fonte certa no Telegram e fique por dentro de tudo que acontece na Região dos Lagos! Basta acessar o canal: https://t.me/noticiasregiaodoslagos
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Prefeitura de Cabo Frio nega contratação de irmão de Janja para...

0
Após visita dos deputados Lindberg Farias e Benedita da Silva, informações eram passadas que Luiz Cláudio da Silva assumiria a Secretaria de Assistência Social