Neste mês, a campanha nacional “Setembro Verde” busca incentivar a conscientização e a doação de órgãos. Para celebrar a ação e debater a importância do assunto, Arraial do Cabo sediou o primeiro encontro de Conscientização para Doação de Órgãos e Transplantes de Tecidos nesta quinta-feira (12). A ação contou com a participação de profissionais da área da saúde com o apoio da Secretaria de Saúde e da Organização de Saúde Prima Qualitá.
Celebrado em 27 de setembro, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, foi instituído pela Lei nº 11.584/2007 com o objetivo de promover essa conscientização. Entre os participantes do evento estavam a Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem/RJ, Flávia Kiuchi, a Diretora de Enfermagem do HGAC, Michele Cardoso, além de diversos outros profissionais da saúde.
A programação incluiu um momento de louvor com a cantora Jéssica, uma palestra ministrada pela enfermeira especialista em transplantes Michele Guedes, e uma mesa-redonda com depoimentos de uma pessoa transplantada, de um doador e de seus familiares.
“O objetivo é conscientizar as pessoas para que conversem com seus familiares e amigos sobre a doação de órgãos, um ato nobre que proporciona uma nova chance de vida. Quanto mais doações tivermos, mais vidas poderemos salvar, oferecendo esperança a quem mais precisa. É importante destacar que a informação sobre o ato de doar órgãos pode salvar vidas e é um pilar fundamental nesse processo que precisa ser amplamente difundido”, afirmou o enfermeiro Walmir da Silva, um dos organizadores do evento.