Nesta segunda-feira (24), ocorreu um incidente envolvendo uma Baleia Jubarte e uma embarcação de pescadores na Praia Grande, em Arraial do Cabo. O mamífero bateu no cabo de âncora de um dos barcos que estavam no local e rebocou a embarcação. Segundo informações da Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia do município, o animal teria se assustado e saiu carregando o barco.

Quando perceberam o que estava acontecendo, os pescadores cortaram o cabo da embarcação. A partir deste momento a FUNTEC passou a monitorar o animal por meio de drone ainda com o cabo da garatéia preso na nadadeira peitoral esquerda.

Animal teve cabo da embarcação preso na nadadeira peitoral esquerda. Foto: FUNTEC

Segundo a Prefeitura de Arraial do Cabo, logo após o incidente, uma lancha do ICMbio, que estava no mar, e uma lancha de pesquisa do laboratório Ecomar da UFRJ foram acionadas, com diversos pesquisadores especialistas. Além disso, uma embarcação de pesca tradicional também prestou apoio.

O animal foi avaliado e assim que a equipe se preparou para mergulhar, a baleia conseguiu soltar o cabo da sua nadadeira e retomou para o mar aberto em segurança.

De acordo com Maycon Victorino, presidente da FUNTEC, o ocorrido não trouxe transtorno à vida dos tripulantes, nem do animal. Ele destacou que o local é uma zona de pesca da cidade, onde é registrado um grande número de peixes.

Maycon informou ainda que os pescadores têm pescado muito Peroá na localidade e as embarcações ficam ancoradas naquelas mediações, que também é rota de migração das Baleias Jubarte.

Regras Para Embarcação Pesqueira

A Prefeitura de Arraial do Cabo ressalta que, de acordo com as regras vigentes, é importante os pescadores ligarem o motor quando identificam os mamíferos se aproximando enquanto estão pescando no local, para que a baleia escute que ali existe um barco e saiba sua localização.

Ainda segundo a Prefeitura, no site oficial de Arraial do Cabo (www.arraial.rj.gov.br) e também nas redes sociais oficiais da Prefeitura é possível encontrar o Guia Para Avistamento de Baleias de 2024, com informações, curiosidades e regras para garantir a segurança do animal e dos seres humanos.

Para mais informações, os interessados podem acessar também o site: https://www.arraial.rj.gov.br/arquivos/guiaobservacaobaleias2024_25115138.pdf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *