Após uma semana de ventos intensos, típica do mês de agosto, e sucessivos dias de cancelamento das atividades de turismo náutico em Arraial do Cabo, os passeios de barco voltaram a ser liberados nesta segunda-feira (25). A liberação foi determinada pela Capitania dos Portos de Cabo Frio, após a previsão do tempo indicar uma semana de ventos leves para a Região dos Lagos.
De acordo com o órgão da Marinha do Brasil, a previsão é de que os ventos Sudeste/Nordeste que afetam a região alcancem até 25 Km/h nesta segunda (25) e terça-feira (26). E para os próximos dias, a previsão do Climatempo já adianta que as condições devem permanecer estáveis, com ventos abaixo de 27 km/h até a próxima quinta-feira (28). Em Arraial do Cabo, a medida proibitiva das atividades comerciais e turísticas náuticas é tomada sempre que os ventos atingem a velocidade igual ou maior a 15 nós, que representa 27 Km/h.
Apesar da trégua, o vento nordeste é conhecido por proporcionar a “Temporada de Ventos Fortes” e é comum que ele influencie o tempo na Região dos Lagos entre o inverno e a primavera. Devido a ele, agosto é tradicionalmente conhecido como o mês dos ventos fortes na Região dos Lagos.