Capitania dos Portos suspende passeios em Arraial do Cabo devido ventos de até 70km/h

Previsão do Inmet indica que velocidade dos ventos diminuem a partir da tarde deste sábado (6)

Devido à alta velocidade dos ventos na Região dos Lagos, as atividades de turismo náutico foram novamente suspensas em Arraial do Cabo. A determinação é da Delegacia dos Portos de Cabo Frio, que prevê que os municípios da Região dos Lagos recebam ventos leste/nordeste com velocidades entre 40km/h e 60km/h e rajadas de até 70km/h nesta sexta-feira (5).

A região está sob alerta amarelo de perigo de ventos costeiros desde o início da semana e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que as rajadas continuem fortes até o início da tarde deste sábado (6). Segundo o alerta, a intensificação dos ventos movimenta dunas sobre construções na orla e, para garantir a segurança durante o período, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

A Escala de Beauford classifica os ventos com as velocidades previstas como moderadas e fortes. Segundo a Delegacia dos Portos de Cabo Frio, para que os passeios possam ser liberados, as rajadas precisam estar abaixo de 27km/h ou 15 nós – velocidade de ventos frescos e leves.

O monitoramento das condições temporais será realizado diariamente pela entidade ligada à Marinha do Brasil e as atividades de turismo náutico serão liberadas quando as condições de navegação estiverem adequadas.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare