A paralisação nacional dos caminhoneiros está no seu 5º dia causando inúmeros reflexos nos serviços na Região dos Lagos. Além dos transtornos no abastecimento, comércio e transporte, já noticiados pelo Portal Fonte Certa, a greve também começa a afetar serviços públicos das prefeituras locais.
Na tarde desta sexta-feira (25), o presidente Michel Temer afirmou que o governo acionou forças federais para desbloquear estradas. De acordo com o Ministério da Segurança Pública, os veículos não podem mais permanecer parados nem nos acostamentos.
Nesta sexta há paralisação da categoria na RJ-140 na altura da UPA de São Pedro da Aldeia. Uma paralisação foi iniciada, no início desta tarde (25), na Via Lagos, na altura de Araruama, principal acesso da capital do Estado à região.
Confira os reflexos e medidas anunciadas nesta sexta:
Saúde
Em Arraial do Cabo, a prefeitura informou que o estoque de comida está assegurado nas unidades de saúde até a próxima terça-feira (29). Estratégias já foram montadas, como a compra de material em locais mais próximos, fora dos fornecedores habituais. Também há um alerta sobre o abastecimento de combustível nas ambulâncias que atuam na cidade. Segundo a Prefeitura, os postos de Arraial do Cabo já anunciaram que estão com estoque zero e os das cidades vizinhas, não possuem o suficiente para os próximos dias. O secretário de Saúde, Antônio Carlos Oliveira, diz que caso qualquer serviço seja prejudicado, medidas serão tomadas junto ao Estado, caso necessário.
Serviços Públicos
A coleta de lixo, tanto no município de Arraial do Cabo quanto em Cabo Frio, será reduzida em virtude da falta de combustível nos veículos. Segundo a Comsercaf, concessionária responsável pela limpeza urbana de Cabo Frio, uma nova escala de coleta de lixo está sendo criada e será divulgada ainda hoje (25).
Já no município de Arraial, o número de coletas diárias será reduzido. Segundo a Prefeitura, os caminhões foram abastecidos normalmente nesta quarta (23) e quinta (24), o que deixa uma margem para coleta nos próximos dois dias, nos caminhões a diesel, e um dia para os veículos a gasolina, com racionamento. O órgão ainda pede para que a população efetue o descarte consciente, visualizando a quantidade de lixo já existente nas caçambas e portas, evitando assim um colapso.
Eventos
Alguns eventos programados para acontecer durante este fim de semana, no município de Cabo Frio, foram adiados também em virtude da greve. Segundo a Prefeitura, o Congresso de Dança de Salão e Zouk, que teria início nesta quinta (24), o projeto Bossa na Praça, que aconteceria na Passagem, nesta sexta (25), e o Campeonato de Frescobol, que estava previsto para este domingo (27), a partir das 9h, na Praia do Siqueira terão novas datas divulgadas em breve.
Deixe um comentário