Direto da Fonte | “Tenho certeza que vamos conseguir”, afirma Marcelo Dino, deputado estadual que “abraçou” o caso dos despejos em Arraial

Parlamentar tem lutado para garantir o direito à moradia nos distritos cabistas

Parlamentar tem lutado para garantir o direito à moradia nos distritos cabistas

A ação de despejo movida contra os moradores do bairro Sabiá e Caiçara, em Arraial do Cabo, foi suspensa, por ora, pela Justiça do Rio nesta semana. A medida, que integra uma série de ações para garantir o direito à moradia das famílias, foi acompanhada por políticos no âmbito municipal e estadual. Neste último, o deputado Marcelo Dino (União) tem sido um dos nomes mais engajados no apoio à população.

O parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e membro da Comissão de Meio Ambiente classificou a decisão como “uma vitória parcial, mas muito importante” e afirmou que “a suspensão da decisão de remoção dá um respiro para as famílias do Caiçara e do Sabiá, que há anos vivem com medo de perder o teto e a dignidade.”

Dino, que tem acompanhado todo o processo e promovido cada vez mais a luta dos moradores dos distritos cabistas, ao longo dos últimos dias, tem utilizado as redes sociais para afirmar que irá acompanhar e cobrar soluções justas e humanas para o caso. Em uma publicação feita no Instagram no último fim de semana, ele destacou que “quem mora nessas comunidades deve ser ouvido e não tratado como invasor.”

Trabalho em prol das famílias

Segundo o próprio Marcelo Dino, a ação sobre o caso faz parte de uma de suas principais lutas: a defesa da família. E desde o início do processo, o deputado estadual tem acompanhado a situação dos moradores e trabalhado com a comunidade para garantir que o direito à moradia das famílias seja garantido.

Ao longo dos últimos meses, ele participou de uma série de audiências públicas sobre a luta dos moradores dos distritos cabistas, que habitam as áreas há mais de 20 anos. Os encontros aconteceram na casa legislativa do estado do Rio e no próprio município cabista. E em entrevista ao portal Fontecerta.com durante a audiência pública que apresentou o relatório socioeconômico e ambiental aos moradores da comunidade do Sabiá na noite desta quinta-feira (16), o deputado declarou: “Eu tenho certeza de que nós vamos conseguir. Deus está à frente disso, mas Deus faz o papel dele e nós estamos fazendo o nosso. E vamos fazer.”, afirmou.

Eleito vereador por dois mandatos e atualmente deputado estadual pelo União Brasil, o parlamentar é natural de São João de Meriti e morador de Duque de Caxias, municípios da Baixada Fluminense, há mais de 40 anos. Ele foi ambulante e caminhoneiro antes de ingressar na Polícia Militar e, posteriormente, no serviço público; e afirma que fará o que for necessário para unir forças com a população.

FacebookXWhatsAppThreadsTelegramShare