Neste fim de semana, Arraial do Cabo tem diversos compromissos com a cultura. E, entre eles, está o primeiro Encontro Latino Americano de Música, Coros e Danças do município cabista. De sexta-feira (5) a domingo (7), o evento promoverá um intercâmbio cultural entre artistas da Região dos Lagos e uruguaios. Aberto ao público, o encontro acontece no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, das 19h às 21h.
Com a intenção de promover uma troca cultural, o Instituto Cultural Marearte planejou uma programação que inclui a participação dos coros Catavento e Renascer, de Cabo Frio, o Marearte, de Arraial do Cabo, e o Tump de Montevidéu, do Uruguai. Para as apresentações de dança, o evento traz os ritmos coco e dança contemporânea, além da capoeira. A música ficará por conta do artista Junior Carriço e da banda “Los Ticholos”. Para finalizar o encontro, uma apresentação do “La murga” – carnaval hispânico – é esperada.
Para Suzana Casaux, maestrina do Coral Marearte, de Arraial do Cabo, o evento vai permitir um enriquecimento mútuo entre os artistas brasileiros e uruguaios:
“O encontro vai promover uma forma diferente de olhar para eles, e eles para nós. Aqui na região, graças ao turismo, nós temos bastante contato com os nossos vizinhos, mas sinto que não compartilhamos tanto. Com toda essa riqueza que a música brasileira tem – e a uruguaia também – esse momento vai proporcionar uma troca muito rica.”, pontuou Suzana.
Uruguaia, Suzana conta que a escolha do Uruguai para o primeiro encontro tem uma importância tanto pessoal como coletiva:
“Eu entrei para o coral Marearte em 1989 e, lá atrás, nosso primeiro intercâmbio foi no Uruguai. Eu saí do coral nos anos 90, mas voltei agora e, nessa volta, surgiu a ideia de promover um encontro latino-americano de música em Arraial do Cabo. Lembro de como ele [o primeiro encontro] foi enriquecedor. A gente começou a conhecer melhor as nossas próprias raízes e as raízes dos povos vizinhos que têm uma história parecida com a do Brasil. E eu espero que isso aconteça entre a nova geração. Tenho certeza que vai ser troca muito especial.” explicou.
Apesar de ser o primeiro encontro, o Instituto Cultural Marearte já tem planos para os próximos anos. A cada ano, a ideia é promover este contato com um novo país latino-americano.


